Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
2ª Oficina de Formação Nepso em Lisboa ano letivo - 2011/2012
autor: Equipe de coordenação Polo Portugal - 11/04/2012

Fonte: www.fvp.pt

Nas novas instalações da Fundação Vox Populi, em Lisboa, decorreu no dia 21 de Janeiro, a segunda sessão de formação relativa ao programa Nepso 2011/2012.

Desta vez o tema da sessão tinha a ver com a tabulação e o tratamento de dados que constitui a parte principal de qualquer projeto de investigação. Estiveram presentes professores vindos de várias zonas do centro e sul do país.

Conversou-se sobre o andamento dos projetos, trocaram-se experiências sobre o trabalho já realizado, tiraram-se dúvidas. E tudo decorreu num ambiente descontraído e num agradável convívio.

No final da manhã, a Dra. Paula Freire, Diretora Geral da Multivária falou de Estudos qualitativos, onde puderam saber a importância destes estudos para explorar os temas, explicaram-se as metodologias e técnicas utilizadas, e deram-se exemplos práticos.

Durante a parte da tarde, o Mestre José Coelho foi a grande surpresa que agarrou a assistência durante cerca de hora e meia. Falou longamente sobre Chi kung a arte de captar a energia e sobre a importância da respiração e da abertura da mente. Foi um momento de descontração que demonstrou a importância desta filosofia chinesa - que tem um número crescente de adeptos - para aliviar o stress que tanto nos consome na vida agitada do dia a dia. Acabou por ser uma aula prática que começou com o simples esfregar as mãos até exercícios de respiração e execução de movimentos para - nas próprias palavras do Mestre - focalizar a nossa mente no "aqui e agora"

Ainda houve tempo para perguntas e respostas, para esclarecimentos finais.

 
 

 

mapa do site
contato