Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
VII Seminário Regional do Nepso – Polo Paraná
autor: Fabiana Freitas, Instituto Paulo Montenegro - 27/11/2012

No dia 27 de novembro foram reunidas cerca de 400 pessoas, entre alunos, familiares, professores, coordenadores pedagógicos e diretores para a sétima edição do seminário do Nepso no polo Paraná.

A abertura contou com as falas de Maria Tereza Carneiro, coordenadora do polo paranaense; Marilse Araujo, coordenadora geral do Nepso; Cristina Berbert, pedagoga e professora formadora do polo; Rosilene Lago, diretora geral da Secretaria de Educação do Município de Araucária; Fabiana de Freitas do Instituto Paulo Montenegro; e ainda uma fala especial de Catalina Turbay, coordenadora do polo Colômbia que, juntamente com duas professoras, veio ao Brasil, especialmente para participar do encontro.

Após a abertura, alguns alunos puderam apresentar suas pesquisas, inclusive as duas professoras colombianas, Maria Olga e Sandra Moreno. Entre apresentações de teatro e musicais, os trabalhos foram encerrados. Já no período da tarde, todos puderam conhecer um pouco mais sobre estes e outros projetos realizados em diversas escolas de Curitiba, região metropolitana e litoral. Foram expostos 23 projetos dos mais variados temas, como: Área de lazer no bairro, Os gostos dos pré-adolescentes, Animais, Brincadeiras, Drogas: conhecer para prevenir-se e muito mais.

Destaque

Alunos do 6º ano da Escola Nadir N. Alves Pinto, com o apoio da professora Selma Sockzecki, realizaram uma pesquisa sobre Narguilé – febre entre os adolescentes, é uma espécie de cachimbo de água, por meio do qual o tabaco (geralmente aromatizado) é fumado com o acréscimo de melaço (muessel, um derivado do açúcar). O fumo especial para narguilés podem ter aromas variados, como de frutas, mel e flores, entre outros.

Os alunos, a partir de sua pesquisa gostariam de saber se as pessoas conheciam os malefícios e se o considerava também como uma droga. A partir dos resultados de sua pesquisa, produziram folderes e criaram um rap para divulgação do projeto. Como consequência deste belo trabalho, o grupo foi convidado a realizar palestras sobre o tema em outras escolas, com o apoio do Departamento de Ação e Prevenção (DAP) da Guarda Municipal. Parabéns a turma!

 
 

 

mapa do site
contato