Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Estudantes apresentam pesquisas de opinião desenvolvidas em 2012 pelo Nepso
autor: Gustavo Paiva, Ação Educativa - 24/11/2012

A EMEF Dr. José Pedro Leite Cordeiro, na Zona Leste de São Paulo, teve no último dia 24 de novembro um sábado atípico. Estudantes, professores, pais e coordenadores do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) se reuniram no local para apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas por 16 escolas do polo São Paulo e duas escolas colombianas ao longo de 2012. O Seminário Paulista do Nepso, que chegou neste ano à sua décima edição neste ano, é considerado a culminância do processo educativo proposto pelo projeto.


O Nepso, fruto de uma parceria entre a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro, é uma proposta de uso de pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica. A metodologia permite a elaboração de trabalhos interdisciplinares, envolvendo alunos e professores, e cria oportunidades de a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno.

Neste ano o Polo São Paulo desenvolveu um total de 38 pesquisas, que envolveu mais de 950 alunos e professores da rede pública (média de 25 pessoas por projeto). Foram desenvolvidos projetos de pesquisa em diversas temáticas - todas escolhidas pelos alunos -, entre elas abuso sexual, acidentes domésticos, adolescência, água, brincadeiras, bullying, capoeira, casamento gay, convivência entre alunos de educação de jovens e adultos, drogas, estilos, futebol, games, gravidez na adolescência, homossexualidade, moda, música, sexualidade, uso de sacolas plásticas, etc.

As atividades começaram antes mesmo do início do seminário. Cerca de 15 estudantes de 10 à 15 anos da EMEF Dr. José Pedro Leite Cordeiro estavam no portão da escola antes mesmo dela abrir, eram os organizadores do evento que, mesmo sem conhecer o Nepso, colocaram-se a disposição para preparar a escola afim de recepcionar estudantes e professores.

No período da manhã os projetos foram divididos em salas de aula, onde puderam apresentar a pesquisa realizada durante o ano e debater sobre os temas e as aprendizagens do processo. “Esse é um momento muito importante do Nepso, que as professoras e professores, alunas e alunos podem compartilhar as aprendizagens e vivências da pesquisa e comemorar mais um ano de trabalho”, afirma Thais Bernardes, assessora da Ação Educativa e coordenadora do polo paulista do programa.

Na parte da tarde, no pátio da escola, foram montados diversos estandes para que os grupos de alunos apresentassem os resultados de seus projetos. De acordo com Renato Nascimento, assessor do Nepso pela Ação Educativa, o seminário deste ano foi marcado pela diversidade e criatividade dos projetos. Em clima de descontração e com a participação maciça de alunos, o encerramento do ano foi feito com muita festa.

Multipaís
O Nepso atua hoje em seis estados do Brasil (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo), no Distrito Federal, e no Chile, Colômbia, Argentina, México e Portugal, constituindo uma rede com aproximadamente 4.190 alunos, 270 professores de 100 escolas. No encontro do dia 24, além dos projetos desenvolvidos pelo polo São Paulo, também foram apresentadas as pesquisas realizadas entre diferentes polos. Neste contexto, a Pesquisa Multipaís, como é chamada, tem como objetivo promover o diálogo entre os estudantes dos vários polos, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural que marca a rede Nepso.

Neste ano, o Polo São Paulo participou de dois projetos de Pesquisa Multipaís: entre estudantes do ensino médio de três escolas da zona leste de São Paulo e estudantes chilenos do Programa Educacional para Meninos, Meninas e Jovens com Talentos Acadêmicos (Proenta, na sigla em espanhol), da Universidad de la Frontera, na cidade de Temuco; e entre alunos de São Paulo, da Escola Gilmar Tacola, e estudantes da Escola Secundária 18, sediada em Quilmes (Argentina).

Culminância
Os seminários de encerramento têm por objetivo reunir, em cada polo, todos os professores e estudantes que realizaram as pesquisas educativas, para que apresentem os resultados dos processos, dando visibilidade para o trabalho desenvolvido nas escolas. Neste ano, a atividade foi realizada em seis polos.

De acordo com Marilse Araújo, coordenadora geral do Nepso pela Ação Educativa, os seminários são uma oportunidade de formação para professores e alunos e alimentam o sentimento de pertencimento à rede.  Ela destaca ainda a consolidação desse evento em todos os polos do Nepso e o consenso sobre a importância do mesmo. “Em 2012 temos o polo Rio de Janeiro recém constituído que já faz seu I Seminário e o polo Rio Grande do Sul que realizou a 12ª Edição do evento no dia 25 de agosto”, afirma.

 
 

 

mapa do site
contato