Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
V Seminário Intermunicipal Nepso 2012, Polo Colômbia
autor: Catalina Turbay, coordenadora do Polo Colômbia - 16/11/2012

No dia 16 de novembro de 2012 foi realizado, na biblioteca pública municipal Jorge Enrique Hernández Carrillo de Subachoque, o quinto seminário pedagógico intermunicipal do Polo Colômbia, sexto evento de socialização e apresentação pública dos projetos. Participaram do  evento estudantes e professores dos municípios de Subachoque, Madrid e El Rosal apresentando os processos e resultados dos projetos escolares realizados durante o ano no programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião. A maior parte do grupo de participantes levou ao seminário seus stands e a partir deles apresentou ao público visitante e aos participantes representantes de outros projetos, as explicações sobre o desenvolvimento e os resultados de suas pesquisas. Os projetos apresentados no seminário foram:

 

Município Colégio Ensino Tema Professor
El Rosal José Maria Obando Fundamental El agua Sandra
El Rosal José Maria Obando Fundamental Las basuras y el reciclaje Rosa Helena Martinez
El Rosal José Maria Obando Adultos La contaminación Cecilia Lesmes
El Rosal José Maria Obando Fundamental Los dinosauros Cecilia Lesmes
El Rosal José Maria Obando Médio Bienestar Social en El Rosal Junny Olaya
El Rosal José Maria Obando Fundamental La energia fósil Mery Hernandéz
Madrid Mis Picardías Infantil La vaca e sus derivados María Luisa Romero
Madrid Mis Picardías Infantil El conejo Katherine Romero
Madrid Mis Picardías Infantil Las Mariposas María Olga Romero y Judith Vanegas
Subachoque Ricardo González Fundamental Los animales domésticos Martha Gonzáles
Subachoque Ricardo González Médio El servicio de salud en Subachoque Daniel Parra
Subachoque Ricardo González Médio Biodiversidad en Fauna y Flora en el párano de Subachoque Celmira Medina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seminário contou com a presença do Doutor Omar Salamanda, prefeito de Subachoque, e a Doutora Carolina Mendoza, Gerente do IBOPE Media Colômbia, que falaram aos estudantes e aos professores exaltando a importância dos trabalhos realizados e do processo para o melhoramento da qualidade da educação e a formação de novas gerações. Participaram também, entre outras personalidades, o Secretário de Desenvolvimento Social do Município, funcionários da Prefeitura, algumas diretoras dos colégios participantes e outros convidados que, juntamente com os grupos de estudantes da região, escutaram com interesse as apresentações.

Foi maravilhoso ver como, em meio ao colorido e a agitação do seminário, os personagens principais eram os grupos de estudantes, que muito empoderados, expuseram seus trabalhos e os apresentaram com orgulho e propriedade. Desta vez, assim como no ano passado, chamou a atenção os grupos bastante heterogêneos, pois ao lado de estudantes do ensino infantil e fundamental, estiveram grupos de ensino médio e educação de jovens e adultos. Sem distinção, todos os investigadores assumiram com grande compromisso seus projetos e destacaram-se pelo entusiasmo e pela profundidade no desenvolvimento dos mesmos.

Como resultado deste encontro, será realizada uma reedição do seminário no início de 2013, no município de El Rosal, onde a diretora da instituição José María Obando, nos convidou a apresentar os projetos a todo o colégio. 

 
 

 

mapa do site
contato