Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Balanço 2012 do Polo Chile
autor: Guillermo Williamson, coordenador polo Chile - 01/04/2013

O ano de 2012 foi um período de ampliação do projeto, que já se encontra consolidado como projeto acadêmico em escolas, liceos, CEIAs e na Universidade. A preocupação deste ano teve a ver com o aprofundamento da dimensão acadêmica do projeto, de iniciar um processo de estudo orientado a determinar processos e instrumentos de avaliação, aprofundar o vinculo com a formação inicial docente e estimular a internacionalização do projeto que, para o polo, é uma característica central e prioritária.

A avaliação realizada pelos professores e estudantes participantes do encontro de avaliação realizado durante o V Congresso nacional do Chile e do Seminário Pedagógico (22 e 23 de novembro) mostrou uma série de avanços no projeto – que por hora somente constituem opiniões de estudantes e professores a partir da própria experiência – e que se referem às aprendizagens disciplinares (os indicadores nos programas) e de conteúdos específicos (sobre os temas de investigação), desenvolvem valores sociais (sentido social pelos mais pobres, pelos jovens e pelos idosos), habilidades comunicativas (orais, escritas e tecnológicas) e socais (trabalho em grupo, cooperação e respeito pelo outro). A qualidade metodológica e de conteúdos, assim como os instrumentos de comunicação apresentados no V Congresso demonstraram também a qualidade dos resultados alcançados.

Houve uma rica atividade acadêmica: produção de um artigo e um capítulo de livro (http://www.nepso.net/biblioteca), assim como vários seminários e conferências difundindo as aprendizagens a partir do projeto; enquanto que os processos e os instrumentos de avaliação seguiram em curso e ganharam um projeto de financiamento interno da Universidade (DIUFRO) referente a avaliação; a Coordenadora Pedagógica Mg. Hidalgo está realizando em seus estudos de doutorado na Universidade de Illinois, Urbana Champaigne, USA, reflexões e sistematizações a respeito do Nepso; quanto aos vínculos com a formação inicial docente, este ano a encarregada pedagógica realizou dois cursos eletivos de formação geral; foi constituído um grupo de estudantes de pedagogia ajudantes do projeto que participam das atividades; quanto a internacionalização houve a participação no projeto Multipaís no qual vários estabelecimentos do Chile – com diversos resultados – se vincularam a estabelecimentos no Brasil; o polo recebeu a visita de uma delegação de professores do Polo Argentina que participaram de algumas atividade juntamente com estudantes de pedagogia; uma delegação de professores e estudantes de pedagogia viajou para o Brasil para a realização de um intercâmbio de experiências; foi organizada uma conferência do professor Ricardo Baquero, acadêmico da Universidade Nacional de Quilmes, Argentina; o coordenador do polo Chile realizou várias conferências em eventos nacionais e internacionais baseadas no projeto.

Este ano teve um forte caráter internacional do projeto. A internacionalização é uma dimensão do projeto que para o polo Chile é muito importante.

O polo tem uma cobertura de 18 instituições de ensino, 21 projetos, 25 professores e 8 estudantes de pedagogia que participam desta experiência de inovação pedagógica e que realizam o projeto em 13 comunidades de 4 regiões. Nestes projetos participam cerca de 800 estudantes de Educação básica, média e de adultos.

 

ESTABLECIMIENTO

PROFESORES PARTICIPANTES

CIUDAD

Colegio Santa Familia

Beatriz Torres

Santiago:

Región Metropolitana

Colegio Santa Isabel De Hungría

Romina Gárate

Santiago:

Región Metropolitana

Escuela Corneta Cabrales

Andrea Jara

Talcahuano: Región del Bio Bio

Colegio Kennedy School

Mónica Bravo

Gina Flores

Chiguayante: Región del Bio Bio

 

Liceo Miguel Angel Cerda Leiva

Marcia Robles

Mulchén: Región del Bio Bio

Escuela Millalevia

Oscar Eschmann

Ercilla: Región de La Araucanía

Liceo María Aurora Guíñez Ramírez

Juan Carlos Núñez

Claudio Chureo

Senén Riquelme

Purén: Región de La Araucanía

Escuela Millaray

Viviana Contreras

Temuco: Región de La Araucanía

Proenta-Ufro

Liliana Romero

Temuco: Región de La Araucanía

Colegio Montessori

Susana Oñate

Temuco: Región de La Araucanía

Complejo Educacional Maquehue

Silvia Castro

Felipe Cárdenas

Miguel Sánchez

Padre Las Casas:Región de La Araucanía

Centro de Educación de Adultos (CEIA) Leftrarv

Irene Huentemilla

Issa Torres

Rodrigo Linconao

Nueva Imperial: Región de La Araucanía

Colegio José Giordano

Fabiola Beraud

Clary Sanhueza

Nueva Imperial: Región de La Araucanía

Liceo Luis González Vásquez

Ingrid Manriquez

Nueva Imperial: Región de La Araucanía

Liceo Camilo Henríquez

Ivonne Nuñez

Villarrica: Región de La Araucanía

Liceo Ciencias Y Humanidades De Pitrufquén

Alejandro Veas

Pitrufquén: Región de La Araucanía

Complejo Educacional La Granja

Patricia Inostroza

Vilcún: Región de La Araucanía

Liceo Manuel Jesús Andrade Bórquez

Enzo Montesino

Chonchi:Región de Los Lagos

 
 

 

mapa do site
contato