Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Nepso no polo Colômbia 2013
autor: Catalina Turbay e Tânia Correa, coordenação do Polo Colômbia - 25/07/2013

O grupo de professores e professores Nepso 2013 do polo Colômbia tem mostrado entusiasmo e criatividade no desenvolvimento de projetos de pesquisa educativa com crianças e jovens de todas as idades. Um grupo de 24 docentes dos municípios de El Rosal, Madrid e Subachoque, em Cundinamarca, estão participando da rede - 10 dos quais já haviam realizado o Nepso em anos anteriores e 14 participam pela primeira vez, com a colaboração de seus parceiros com mais experiência.

Queremos destacar o contínuo e valioso apoio do IBOPE Colômbia e dos governos municipais de Subachoque, Madrid e El Rosal que tem respaldado o projeto desde os primeiros anos. Da mesma maneira destacamos a colaboração das diretorias dos colégios participantes que cedem horas de trabalho institucional, facilitando o trabalho da equipe.

Realizações do primeiro semestre
A oficina de formação inicial foi realizada em duas sessões, nos dias 2 de março e 6 de abril, datas em que os professores dispuseram de seus dias de descanso para participar da atividade. No período entre as duas sessões foram realizadas socializações do Nepso em cada colégio e a eleição do tema da investigação. As atividades, além de um momento de formação inicial, foram um espaço de intercâmbio de experiências, possibilitadas também graças à participação de Catalina Prieto e María Camila Bonilla, duas jovens investigadoras que narraram suas experiências com os projetos realizados durante os anos em que participaram e como o Nepso aporta em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Da mesma maneira, as professoras com mais experiência no Nepso compartilharam os projetos realizados e refletiram sobre as trocas em sua prática pedagógica neste processo.

Os projetos em desenvolvimento no polo Colômbia são:
 

Nome do professor Escola Nível Tema Cursos Idade média dos alunos Qt de alunos participantes
Edna Luyecnny Quiñonez José Maria Obando Preescolar Las mascotas 6 30
Mery Hernandez José Maria Obando; Sede Vicenta Gonzáles Primaria rural El maltrato animal 4º e 5º 9 28
Rosa Helena Martinez José Maria Obando; Sede Vicenta Gonzáles Primaria rural El Sol 7 14
Sandra Moreno José Maria Obando Primaria La moda 11 36
Alfonso Gallego Oquendo José Maria Obando. Sede El Rodeo Primaria rural Microorganismos 3º, 4º y 5º 10 0
Diana Giovanna Buitrago Beltrán José Maria Obando; Sede Vicenta Gonzáles Primaria rural La capa de ozono 2º e 3º 8 32
Nohora Bautista José Maria Obando primaria urbana Los dinosauros 9 40
Aleida Zaque Calderón José Maria Obando Secundaria Rendimiento académico y maltrato infantil 11º 17 6
Angela Liliana Alzate José Maria Obando Secundaria Contaminación auditiva 13 30
Liliana Marcela Robayo Rodriguez José Maria Obando Secundaria Contaminación auditiva 13 30
Maria Esperanza Loguizam José Maria Obando Secundaria Contaminación ambiental 14 38
Nydia Lucia Molina José Maria Obando Secundária El chocolate 13 37
Yenda Fanory Jamarillo José Maria Obando Secundaria Violencia contra la mujer 12 38
Edith Gómez José Maria Obando Secundaria Violencia 13 26
John Mendoza José Maria Obando Secundaria Robótica - cultura griega 9º e 10º 14 0
Junny Olaya Torres José Maria Obando Secundaria Artesanías del Rosal 10º 15 0
Marlen Judith Vanegas Mis Picardias Preescolar Los policiais Kinder y pré Kinder 3 16
Paola Galvis  Torres Mis Picardias Preescolar Historia de puente piedra 4º e 5º 8 12
Yuliet Margarita Mazabel Ávila Mis Picardias Preescolar Los peces Transición 5 13
Maria Olga Romero Mis Picardias Preescolar Las verduras 1º y 2º 7 11
Maria Luisa Romero Mis Picardías Preescolar Las furtas kinder 6 15
Martha González Ricardo Gonzalez. Sede La Cuesta Primaria Las plantas preescolar, 1º, 2º, 3º, 4º y 5º 7 18
Celmira Medina Ricardo Gonzalez Secundaria Maltrato animal 12 37
Daniel Parra Ricardo Gonzalez Secundaria   10º   0
 


Ao longo deste semestre foram realizadas reuniões com o objetivo de reforçar aspectos concretos da investigação. Também foram realizadas visitas a alguns grupos graças ao entusiasmo dos alunos que demonstraram seus conhecimentos sobre o tema eleito e compartilharam seus resumos, textos e artesanatos que produziram a partir do projeto.

Na etapa de qualificação do tema os grupos consultaram bibliotecas municipais e documentos disponíveis na internet. Alguns alunos tiveram a oportunidade de entrevistar pessoas especialistas no tema. Aqueles que estavam trabalhando o tema “verduras, frutas e plantas da região” falaram com seus avós que conhecem o trabalho no campo e os mesmos os ajudaram na tarefa. Os grupos de alunos dos diferentes temas realizaram atividades para socializar os avanços da qualificação do tema: cartelas, artesanatos decoraram a sala de aula, leitura de contos, canções e jogos nos grupos de ensino infantil e exposição para os grupos de ensino fundamental.

Com a entusiasmada participação de IBOPE Colômbia apoiando Nepso, assim como em outros anos, no dia 19 de junho foi realizada a oficina de qualificação que abordou sobre os temas, a amostragem e questões populacionais. Esse primeiro momento do encontro foi coordenado por Ivan Uribe Salas, diretor do Painel de Avaliação e processamento. Depois foi a vez Juan Gabriel Yepes, diretor de Infoanálises, abordar sobre a construção do questionário. Após as palestras e exercícios, os projetos que já realizaram a qualificação do tema nos últimos meses foram utilizados reforçando e refinando os conceitos relacionados ao desenvolvimento dos questionários dos projetos de pesquisa na abordagem dos problemas, objetivos, hipóteses e variáveis. Os professores participaram ativamente da oficina, compartilharam os progressos realizados até o momento e afinaram os detalhes para as próximas etapas.

A Sistematização:
Como em 2012, ao longo deste ano cada professor tem como base o Caderno de Campo Nepso, na qual registra os avanços do projeto, descreve o processo, a reflexão pedagógica e incluem as evidências de cada etapa como fotos, trabalhos dos alunos e as sínteses. Ainda não se conhecem os avanços de todos nesse campo, o que é sempre um desafio, pois é necessário compreender o valor tanto para o planejamento como para a implementação e reflexão do processo. As limitações de tempo e da falta de uma tradição de escrita por vezes pode tornar essa atividade um compromisso adicional, mas alguns professores entendem rapidamente sua importância como uma ferramenta de trabalho.

Outra ferramenta para a sistematização do processo é a Ficha do projeto, onde é registrado de maneira sistemática o desenho do projeto, seus objetivos, hipóteses, perguntas orientadoras e também os avanços no processo com os alunos. O documento é preenchido individualmente pelos professores e cumpre o papel de resumir o trabalho, construindo-se um material que, por excelência, deve orientar metodologicamente o processo por parte da equipe do polo Colômbia.

As tutorias:
Neste ano continuamos com o sistema de tutorias ou acompanhamentos entre pares. O grupo é composto por: Rosa Martinez, Mery Hernandez, Sandra Moreno, Maria Olga Romero e Celmira Medina, professoras que trabalham a mais de quatro anos com o Nepso que, comprometidas com a disseminação da metodologia, trabalham voluntariamente no acompanhamento pedagógico e metodológico para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa de seus professores-pares.

A experiência começou em 2012 e, neste ano, conta com um Guia, elaborado de maneira participativa entre o grupo de tutores e da equipe coordenadora, que tem como objetivo orientar a tutoria. Este material é o produto da sistematização dos exercícios individuais e coletivos das tutorias, assim como outras informações vindas da troca de experiências da rede Nepso e das observações da equipe do polo Colômbia. A ideia é que este documento seja usado como uma referência em todas as fases do processo e ajude a propor atividades para enriquecer o projeto Nepso no país.

Começamos o novo semestre com a preparação de questionários e trabalho de campo. Esperamos que o grupo de professores continue com a mesma energia e que os projetos sigam seu curso e se culminem com êxito, ao passo que todos aprendemos.

Polo Colômbia: Novos núcleos
O polo Colômbia será ampliado. Surge agora o núcleo Província de la Sabana de Occidente pois, a partir deste semestre, teremos um novo município participando do Nepso, graças ao entusiasmo da Prefeitura de Sopó e dos esforços do IBOPE Colômbia no apoio ao crescimento Nepso no país. A partir deste mês teremos novidades e começaremos a contar as realizações do núcleo Sopó, onde iremos testar um novo modelo de formação inicial em profundidade neste semestre para iniciar o trabalho com os alunos em 2014.
 

 
 

 

mapa do site
contato