Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
A VII Feira Nepso Colômbia, edição 2013
autor: Catalina Turbay e Tânia Correa, coordenação do Polo Colômbia - 02/12/2013

No dia 13 de Novembro de 2013 foi realizada a sexta feria pedagógica intermunicipal do Polo Colômbia, no Centro Dia do município El Rosal, o sétimo evento de socialização e apresentação pública dos projetos Nepso na Colômbia. No evento, participaram estudantes, professores e professoras dos municípios de Subachoque, Madrid e El Rosal, apresentando os processos e resultados dos projetos escolares realizados durante o ano no programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião.

Para abertura, a feira contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social de El Rosal Mónica Díaz, a gerente geral do IBOPE Media na Colômbia Carolina Mendoza e a coordenadora do polo Colômbia Catalina Turbay Restrepo, que se dirigiram aos estudantes e docentes participantes destacando a importância dos trabalhos realizados e fazendo um merecido reconhecimento da trajetória de vários estudantes que participam há alguns anos das pesquisas com o Nepso.

Como nos anos anteriores, este ano a temática dos projetos foi variada e cada grupo montou sua apresentação para a Feira de maneira criativa para socializar tanto o processo como os resultados de suas pesquisas. Lamentamos que alguns grupos tiveram dificuldades para concorrer na feira, mesmo com a qualidade dos trabalhos que realizaram durante o ano e por razões alheias ao processo. Os projetos participantes foram:

Nome Docente

Colégio

Nível

Tema

Cursos

Mery Hernández

José María Obando; Sede Vicenta Gonzáles

Primário rural

O maltrato animal

4º e 5º

Rosa Helena Martínez

José María Obando; Sede Vicenta Gonzáles

Primário rural

O Sol

Diana Giovanna Buitrago Beltrán

José María Obando; Sede Vicenta Gonzáles

Primário rural

A camada de ozônio

2º e 3º

Ángela Liliana Alzate

José María Obando

Secundário

Contaminação auditiva

Liliana Marcela Robayo Rodríguez

José María Obando

Secundário

Contaminação auditiva

Nydia Lucia Molina

José María Obando

Secundário

O chocolate

Edith Gómez

José María Obando

Secundário

Violência

John Mendoza

José María Obando

Secundário

Cultura grega

9º e 10º

Junny Olaya Torres

José María Obando

Secundário

Artesanato de El Rosal

10º e 11º

Marlen Judith Vanegas

Mis Picardías

Pré-escola

Os policiais

Kínder e pré Kínder

Paola Galvis  Torres

Mis Picardías

Pré-escola

História da ponte de pedra

4º e 5º

Yuliet Margarita Mazabel Ávila

Mis Picardías

Pré-escola

Os peixes

Transição

María Olga Romero

Mis Picardías

Pré-escola

As verduras

1º e 2º

María Luisa Romero

Mis Picardías

Pré-escola

As frutas

Kínder

Martha González

Ricardo González. Sede La Cuesta

Primário

As plantas

Pré-escola, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º

Celmira Medina

Ricardo González

Secundário

Maltrato animal

O encontro foi um bom espaço de socialização, no qual estudantes, docentes, profissionais do IBOPE, diretorias escolares, pais e mães de família, funcionários da prefeitura e moradores dos municípios participantes se divertiram, aprendendo sobre os projetos e a partir deles.
 
Um fato de destaque foi o acompanhamento que professores e professoras do novo núcleo que temos em Sopó fizeram da Feira do Núcleo de Sabana de Occidente, que observaram e escutaram com enorme interesse os trabalhos dos estudantes, chegando uma melhor compreensão dos processos de pesquisa do Nepso. O Núcleo Sopó do Nepso Colômbia ressaltou a qualidade dos trabalhos encontrados e agradeceu enormemente a oportunidade de interagir com seus companheiros de rede e com os estudantes. Foram muitas as aprendizagens que resultaram desta visita, que seguramente transparecerão na apresentação dos projetos docentes no dia 2 de dezembro em Sopó e nos projetos que farão com seus alunos em 2014.
 
Para a equipe do Nepso Colômbia, integrada neste ano por Liliana Fernández Price (a mais nova integrante que acompanha o processo em Sopó), Tania Correa Bohórquez e Catalina Turbay, esta feira foi, como costuma ocorrer, o momento mais gostoso do ano, quando depois de um cuidadoso processo, é possível ver as conquistas dos grupos de estudantes que, junto com seus professores e professoras, assumem com alegria e seriedade a construção do conhecimento. A Feira, para nós, é sempre uma festa, onde os estudantes são os portadores de um saber construído e um testemunho de vida que cresce e pulsa para criar.
 
 

 

mapa do site
contato