Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Nepso no Congresso da RedeAmérica em Bogotá
autor: Catalina Turbay e Tânia Correa, coordenação do Polo Colômbia - 03/12/2013

O polo Colômbia do Nepso participou do Congresso Comunidade e Escola: uma articulação para melhorar a educação, que aconteceu em Bogotá nos dias 14 e 15 de Novembro de 2013. Este espaço faz parte dos encontros de intercâmbio da RedeAmérica, rede de organizações de origem empresarial que orientam seu investimento para o desenvolvimento de base e para a educação, cuja diretora, Margareth Florez, tem sido uma aliada de nossos projetos, e que generosamente nos convidou a participar do evento.


Participaram da Feira várias personalidades nacionais, entre as quais o Secretário de Educação de Bogotá e a Supervisora Distrital. Algumas empresas apresentaram seus projetos nos painéis centrais e o trabalho principal foi orientado pela especialista em educação e organizações de base, Rosa Ávila.

A metodologia Nepso foi apresentada no contexto chamado “Feira de projetos”, um espaço do Congresso que tinha como objetivo tornar públicas diversas ferramentas utilizadas em experiências de educação com enfoque participativo, aplicadas por diversas organizações de distintos países. Os participantes, membros da RedeAmérica e de outras organizações comprometidas com a inovação na educação, na participação e no desenvolvimento de organizações rodaram pelas mesas de trabalho que foram montadas em torno de sete distintas ferramentas, dentre elas o Nepso. Era possível selecionar três projetos para visitar e durante todas as rodadas tivemos lotação total, com profissionais de diferentes entidades muito interessados em conhecer o trabalho.

O evento foi uma oportunidade de socializar as aprendizagens do Nepso e de conhecer outras experiências enriquecedoras de projetos de educação e organizações de base, num sentido amplo. Da mesma maneira, participamos de diferentes espaços de reflexão sobre o papel da escola e da comunidade na educação de crianças e jovens, a partir de um exercício de world café.

 
 

 

mapa do site
contato