Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Núcleo Sopó, Polo Colômbia. O Nepso continua crescendo
autor: Catalina Turbay e Liliana Fernandes Price, coordenação do Polo Colômbia - 19/12/2013

O ano de 2013 foi um ano próspero para o Polo Colômbia. Graças à ação conjunta entre o Ibope Colômbia e a Prefeitura Municipal de Sopó, que não só destinou recursos importantes para a formação de docentes como alternativa para o aprimoramento da qualidade da educação no município, como também mostrou uma enorme vontade política se comprometendo através da Secretaria de Educação com a educação e formação das novas gerações como uma prioridade, o Polo Colômbia chegou a outros territórios fazendo nascer o Núcleo Sopó.

Foram vários meses de trabalho conjunto entre a equipe do Polo, as autoridades municipais, o IPM e o Ibope, para construir a proposta e levá-la às diretorias das instituições educativas formais e outras organizações, cuja colaboração e benevolência possibilitaram o início do projeto. Nem todas aceitaram se vincular ao projeto, mas tivemos no início uma resposta enorme de professores inscritos, mesmo que antes do começo do mesmo tenham ocorrido mudanças de opinião por fatores alheios ao projeto que fizeram com que o grupo tenha se reduzido em pouco.

Com o apoio de diretorias de duas Instituições Educativas Estaduais e o mesmo número de organizações, um grupo de 22 pessoas formado por professores e professoras dos colégios Pablo VI e Rafael Pombo, o grupo de acompanhamento de tarefas da Prefeitura e a Fundação Sek começaram a se capacitar na metodologia Nepso no mês de setembro.

Para o trabalho em Sopó neste ano, foi construído um modelo diferente de trabalho com as professoras e os professores que resultou em um rico desafio para a equipe. Foi formulado um modelo de formação docente contendo em torno de 40 horas de trabalho presencial e virtual de capacitação e acompanhamento com a equipe, enquanto as professoras e professores davam andamento a um projeto de investigação em cada instituição participante. Os estudos seriam realizados pelos 4 grupos de docentes, sem a participação de estudantes, com quem os projetos Nepso serão realizados em 2014.

A fundação do núcleo

Da primeira sessão, que aconteceu no dia 13 de setembro no Centro de Integração Cultural – CIC, participaram 20 docentes que expuseram suas expectativas em relação ao NEPSO referindo-se fundamentalmente à importância de conhecer e adquirir ferramentas de pesquisa e trabalho por projetos, transformando seu trabalho pedagógico em uma atividade mais dinâmica, integral, inovadora e pertinente, em busca da formação de estudantes mais participativos e críticos.

Acompanharam-nos na oficina duas das tutoras de Subachoque e El Rosal, as professoras Celmira Medina e Rosa Helena Martínez, respectivamente, que compartilharam sua experiência no Nepso com os participantes de Sopó. Os participantes escutaram e fizeram perguntas com muito interesse.

Também nos acompanharam durante a jornada o Prefeito de Sopó, Doutor Jerónimo Valderrama Fonseca, a Secretária de Educação do município, Nathalie Rodríguez e Ana Lúcia Lima, Diretora Executiva do Instituto Paulo Montenegro. Em suas diferentes intervenções, animaram a participação e contextualizaram o projeto, os primeiros ressaltando a importância deste tipo de iniciativas para o aprimoramento da qualidade, além das iniciativas e projeções do município, e a última oferecendo um panorama da rede Nepso a nível internacional.

O desenvolvimento do processo de formação

Depois de definir os temas de trabalho por projetos na primeira sessão, os diferentes grupos iniciaram o desenvolvimento dos mesmos, e paralelamente avançavam e se aprofundavam na capacitação e nos componentes do projeto. Os temas de pesquisa, cujo denominador comum foram as perguntas por aspectos do ambiente educativo, foram: o clima escolar, a influência das escolas de formação cultural e esportiva no rendimento acadêmico, a opinião dos adolescentes sobre as figuras de autoridade e a influência do desenvolvimento emocional nos processos escolares.

Como já é tradição no núcleo da Província de Sabana de Occidente, os funcionários do Ibope Colômbia se somaram também ao núcleo Sopó para apoiar o processo de capacitação. No dia 30 de outubro, Jairo Mazorco (Diretor de Rating) e Carolina Alba (Diretora de TGI), dedicaram um dia de seu trabalho para aprofundar os temas de população – mostra e elaboração do questionário, etapas que começaram a ser trabalhadas sob a supervisão dos especialistas, que também tiraram as dúvidas e ajudaram com os exercícios. Foi uma sessão de enorme valor tanto para o grupo de professores quanto para os funcionários, na qual ambas as partes se enriqueceram com o intercâmbio.

Estágio e Integração dos núcleos do polo Colômbia

No dia 13 de novembro um grupo de docentes de Sopó (com o apoio da Prefeitura de Sopó, do Ibope e das diretorias institucionais) participou da VII Feira Intermunicipal do Nepso que este ano teve como sede o Centro Dia do município de El Rosal. Foi a melhor ocasião para interagir com estudantes e professores, conhecendo de primeira mão os pormenores da aplicação do NEPSO na prática educativa e os resultados obtidos ao implementar projetos de pesquisa na escola, enquanto admiravam os projetos que os grupos de crianças e adolescentes participantes do Nepso 2013 expunham.

Depois da visita à Feira, próximo à hora do almoço foi feito um encontro e uma roda de conversa entre docentes dos dois núcleos. No encontro, ao redor das mesas onde debateram, conversaram sobre o trabalho do Nepso nos distintos níveis educativos e as tutoras e outras professoras com maior experiência no projeto também compartilharam com os colegas algumas de suas vivências no uso da metodologia.

O encerramento

O curso terminou com uma sessão de encerramento no dia 2 de dezembro, na qual a Secretária de Educação de Sopó, Nathalie Rodríguez, e a Gerente Geral do Ibope, Carolina Mendoza, participaram. Durante a sessão, cada grupo expôs seus projetos e os resultados das pesquisas e interagiu com os diferentes participantes sobre cada trabalho. Foi uma sessão de grande importância para todo o grupo e também para a equipe do Nepso Colômbia, que pôde dimensionar os avanços e ponderar as conquistas e dificuldades para conduzir a experiência de 2014, diante da qual os docentes têm imensas expectativas, inquietudes e temores.

Depois do evento acadêmico, foi feita a entrega dos certificados aos que participantes que faziam parte dos grupos e que participaram de pelo menos 70% das oficinas de capacitação e a Secretaria de Educação ofereceu um bolo e uma lembrancinha a esta primeira semente do Nepso em Sopó.

Trabalhar com este grupo e realizar esta nova experiência foi sumamente enriquecedor para a equipe do Nepso Colômbia, que encontrou nas professoras e professores que terminaram o processo, para além de terem sido certificados ou não (porque às vezes alguns não puderam comparecer), uma imensa riqueza que nutriu o trabalho do grupo. Agora, enquanto retomamos os relatórios finais e o processo, esperamos com enorme expectativa o ano de 2014, em que seguramente veremos florescer as sementes plantadas.

 
 

 

mapa do site
contato