Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
ProEducaión comemora 15 anos de existência
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 17/03/2014

Instituição parceira do Nepso no México escreve sobre sua trajetória e a importância dos programas que desenvolve e ou é parceira

Há sete anos o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião vem sendo desenvolvido em escolas mexicanas. Nesse período, cerca de 40 instituições de ensino, 80 professores e 2500 estudantes já desenvolveram pesquisas educativas de opinião com a metodologia Nepso.

O programa só conseguiu atingir essas proporções no país, graças à parceria estabelecida com a Organização não governamental ProEducación. Esse ano a ONG comemora 15 anos de existência e lançou um livro contando sua trajetória.

Veja abaixo o trecho da publicação que fala sobre o apoio do ProEducación ao Nepso:

Participação e cidadania

Como organização da sociedade civil, acreditamos fortemente na participação como exercício democrático e de cidadania. Nosso programa mais recente retoma o espírito com o qual iniciamos nosso trabalho em 1997 de empoderar a comunidade escolar para que ela mesma seja a protagonista de sua transformação. Atualmente, o programa aborda dois aspectos da participação. Por um lado, acompanha e assessora a comunidade escolar para a formação do Conselho Escolar de Participação Social e para o planejamento do Projeto Escolar. A coordenadora e os assessores PROED participam, com professores e professoras, pessoal de apoio, responsáveis e alunos, da formação de comitês de planejamento e da realização de projetos escolares durante todo o ciclo escolar. Contamos com o conhecimento e a experiência da Talento Visión Educativa como nossos aliados metodológicos no desenho e implementação das oficinas de gestão participativa para toda a comunidade escolar.

Por outro lado, buscamos desenvolver nos alunos as competências necessárias para se desenvolverem como cidadãos, ou seja, que aprendam a exercer seu direito a participar dos assuntos que lhes interessam e afetam. Para isso, temos estabelecido uma aliança estratégica com Nielsen-IBOPE para a implementação e o fortalecimento do programa NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), com o qual os alunos realizam projetos de pesquisa participativa, que incorporam o desenvolvimento e a aplicação de uma pesquisa de opinião, análise dos resultados e apresentação de propostas de ação. Os alunos reconhecem sua capacidade de ser parte da transformação do seu entorno; aprendem a pesquisar sobre assuntos que afetam sua vida e desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração. São formadas assembleias estudantis, através das quais participam dos assuntos da escola e da comunidade. Os professores, diretores e o pessoal de apoio desenvolvem capacidades de organização para a melhoria da escola e identificam suas capacidades de liderança e gestão. Trabalham colaborativamente no planejamento de projetos e atividades escolares, e envolvem os responsáveis dos alunos nos processos de aprendizagem e nas atividades escolares. Os responsáveis se envolvem ativamente no diagnóstico das necessidades da escola e participam do planejamento e da implementação de projetos de melhoria escolar a partir dos comitês do Conselho Escolar de Participação Social.

Veja material em anexo na integra.

 
 

 

mapa do site
contato