Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Primeiros encontros Nepso Colômbia 2014
autor: Catalina Turbay e Tania Correa Bohórquez Angie Arango, equipe de coordenação do polo - 31/03/2014

Começamos este oitavo ano de trabalho graças ao entusiasmo e interesse das pessoas envolvidas no projeto e as instituições que têm acreditado na potência transformadora do mesmo: Ibope Colômbia e a Prefeitura Municipal de Sopó, esta última corresponsável financeira no desenvolvimento do projeto no município de Sopó Cundinamarca.

Enquanto os professores e professoras antigos iniciaram as atividades referentes ao projeto, perfilando seus temas de trabalho com os estudantes das diferentes instituições participantes; 2014 abre o panorama a um novo grupo de educadores e educadoras com um primeiro encontro de formação em Sabana de Occidente, o início dos professores antigos que manifestam muito entusiasmo e já avançam com seus grupos, bem como a implementação da metodologia com estudantes por parte de nossos dedicados professores de Sopó, que depois de um processo extenso e intenso de capacitação em 2013, iniciaram o trabalho de 2014 com estudantes vinculando o Nepso com eles pela primeira vez. Assim como nosso grupo de professoras e professores cresce e se renova, neste ano a equipe Nepso conta com uma nova integrante, Angie Arango, formada em educação que estará acompanhando o processo com a gente.

Núcleo Província de Sabana de Occidente (El Rosal, Subachoque e Puente Piedra)

Depois de uma sessão inicial de convocatória dos grupos, vários professores que já trabalharam com o Nepso nos anos anteriores se vincularam ao projeto e outros ingressam pela primeira vez. Entre os professores antigos, alguns que concluíram vários projetos de maneira exitosa e outros que tinham iniciado, mas depois não concluíram os processos por razões alheias ao projeto, e querem agora realizar o processo completo. A relação de professores antigos e novos que se vincularam ao Nepso 2014 se apresenta no quadro seguinte:

 
Núcleo de Occidente
Colégio Nº de professores Nível Primário Nível secundário  Novos   Antigos 
I.E.D. José María Obando 13 7 6 2 11
Campo Alegre 6 4 2 5 1
Colegio Ricardo González 2 2 1 0 2
TOTAL 27 18 9 9 18


Como se observa, o número de professores novos é pequeno e gostaríamos de ter contado com mais inscrições, mas nosso princípio é a adesão livre e voluntária de participantes que estejam dispostos a se comprometer com o processo. Os antigos, diferente de anos anteriores em que as monitoras tinham que acompanhar um grupo numeroso, poderão se concentrar mais em inovar seus projetos e acompanhar os novos em seus processos com maior tempo para eles. Além disso, pensamos em preparar o primeiro seminário de qualificação do tema e formulação de projetos com estudantes, apoiados pelo Ibope Colômbia que este ano acolhe de maneira entusiasta este desafio.

A oficina de formação inicial

Durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março foi realizada a oficina inicial, na qual foi feita uma aproximação a diferentes aspectos temáticos chaves para que os e as docentes iniciem o processo de pesquisa com seus estudantes.

A proposta metodológica implementada neste novo início considerou como elementos importantes para enfrentar a oficina e avançar em direção às intencionalidades e objetivos defendidos, basear a formação em torno de algumas preguntas, entre elas: Como aprendemos? Quais são as alternativas pedagógicas que a pesquisa por projetos oferece à prática docente? Qual é o valor educativo da pesquisa de opinião? Quais potencialidades a pesquisa de opinião abre para os processos formativos? Que habilidades importantes a pesquisa desenvolve nos estudantes como ferramenta pedagógica (cognitivas, sócio-afetivas, meta-cognitivas, etc.)? Qual é o caminho metodológico para realizar uma pesquisa de opinião? Que ferramentas são indispensáveis para seu desenvolvimento? Quais são os conceitos chave que articulam a proposta e a realização do projeto de pesquisa de opinião? Como realizar a transposição didática destes saberes na prática com estudantes de qualquer nível escolar e idade? O que fazer com os resultados obtidos?

Em função disso, a atividade foi organizada a partir de exercícios para o aprofundamento das noções e processos fundamentais do projeto Nepso e a promoção de dinâmicas enfocadas na reflexão sobre as potencialidades profissionais dos participantes, os desafios que a vida escolar coloca e os elementos a fortalecer no processo.

Por outro lado, as sessões de trabalho abriram espaço para a apresentação de expectativas e inquietudes em relação ao processo. Entre as expectativas expostas, foi observada uma tendência de preocupações sobre o fortalecimento de aprendizagens de elementos para a compreensão da perspectiva metodológica que um projeto de pesquisa de opinião deve assumir, como melhorar as práticas pedagógicas e a experiência pessoal, contribuir à articulação de áreas do conhecimento na escola, criar domínios de aprendizagem colaborativa e participativa entre docentes e estudantes e oferecer às comunidades de referência nas quais se desenvolvem.

 

Tendo em conta que não existe conhecimento sem compreender, sentir e se entusiasmar, tanto pelo saber em si, como pelo objeto do mesmo, os esforços da oficina enfocaram não só alcançar o rigor dos conteúdos propostos, como também motivar as professoras e professores que assumirão neste ano outros caminhos para educar de modo que sejam realizados com entusiasmo.

 

Ao longo da jornada, nos acompanharam as vozes da experiência representadas pelas professoras-tutoras e pelos estudantes. As tutoras socializaram suas vivências contribuindo para comunicar, compartilhar, recordar e motivar os novos expedicionários pedagógicos do Nepso; María Camila e Juan Carlos Bonilla também enriqueceram a jornada com seus aportes, a primeira, uma jovem formada no colégio Ricardo González, que compartilhou as aprendizagens vividas durante sua etapa escolar vinculada aos projetos de pesquisa de opinião realizando múltiplos projetos durante esses anos. Vale mencionar que ressalta com grande entusiasmo a forma como esta experiência serviu substancialmente para a construção do seu caminho profissional agora que se dedica à tabulação para uma empresa petroleira no país. Por sua vez, Juan Carlos Bonilla fez alguns comentários a respeito da sua participação nos projetos Nepso, que permitiram constatar como pode se incorporar e valorizar a diversidade na realização dos projetos. Já que é forte na matemática, destacou que prefere contribuir mais nas fases relacionadas com a tabulação, análises de resultados, etc., enquanto os outros, como sua irmã, são mais comunicativos e fazem trabalhos que requerem maior socialização com a população selecionada.

O conhecimento cotidiano, fruto do desenvolvimento desta experiência no Nepso foi visto por eles como uma oportunidade de crescimento cheia de explicações e significados pessoais. Com isso, continua a consolidação desta grande rede de aprendizagem.

A avaliação final da oficina manifestou a motivação, o desejo e a convicção na riqueza de aprendizagens possíveis a partir do projeto. Professoras e professores dos colégios José María Obando, Mis Picardías, Ricardo González e Campo Alegre seguirão acompanhando neste ano de 2014 o crescimento desta aposta pela educação em Sabana de Occidente.

Núcleo Sopó

Durante o segundo semestre de 2013, o grupo de docentes das instituições educativas Pablo VI, Rafael Pombo, Fundação SEK e do Programa de Acompanhamento de Tarefas do município participaram de um processo de formação na metodologia de pesquisa no qual, além da formação na pesquisa de opinião, os grupos de docentes realizaram uma aplicação prática da teoria e desenvolveram um projeto de pesquisa próprio, passando pela qualificação do tema, elaboração de questionário, aplicação, tabulação, análises e apresentação dos resultados.

Paralelo a este processo foram feitas reuniões de reflexão sobre as dificuldades e realizações na própria experiência investigativa com o objetivo de prever possíveis cenários do projeto com estudantes neste ano e poder idealizar estratégias pedagógicas para solucioná-los.

A rede de docentes das instituições Rafael Pombo, Pablo VI e Fundação SEK iniciaram o processo Nepso em cada uma das suas instituições com um primeiro encontro dia 10 de fevereiro, que serviu para dar continuidade ao processo iniciado e onde foi apresentado um plano de trabalho para 2014. Neste ano, o objetivo dos e das docentes do município é vincular as ferramentas metodológicas com a experiência pedagógica e acompanhar os projetos de pesquisa ao longo do ano.

Infelizmente, neste ano não será possível contar com o grupo do Programa de Acompanhamento de Tarefas por causa de uma reestruturação do seu trabalho, que o impediu de articular a metodologia Nepso às suas atividades. De resto, mesmo que algumas das pessoas que iniciaram em 2014 não tenham continuado, principalmente aquelas que terminaram a capacitação (e foram chamadas ainda assim para fazer a segunda fase),  a maior parte do grupo formado no ano anterior está iniciando com entusiasmo.

Os e as docentes que conformam o núcleo Sopó no ano de 2014 são:

 
Núcleo Sopo
Colégios nº de profesores Nível Primaria Nível secundaria
SEK 2 1 1
Pablo VI 7 3 4
Rafael Pombo 4 2 2
Total 13 6 7


Motivados e orientados para o início dos trabalhos, foi feita uma primeira reunião na qual foi possível constatar como os professores e professoras já começaram o processo de socialização e definição do tema com seus grupos de estudantes. Alguns dos projetos que serão desenvolvidos são: conservação de manguezais, futebol, necessidades humanas, experiências paranormais e o tempo, outros se encontram na etapa de seleção e realizaram exposições e trabalhos sobre a multiplicidade de temas que provocam a curiosidade das crianças para chegar a um consenso.

Estamos muito felizes de empreender este caminho de novos desafios e aprendizagens que se dão tanto na atividade pedagógica como nos intercâmbios de experiência entre docentes.

Nos dois núcleos, a meta é chegar ao final do primeiro semestre com o desenvolvimento dos projetos, formulados já com base no discutido na qualificação dos temas e divulgados nos grupos nos quais se insistiu na importância dos processos de comunicação.

Antes de sair às férias da metade do ano, espera-se realizar nos dois núcleos o Primeiro Seminário Estudantil de Qualificação do Tema e Formulação de Projetos, eventos para os quais é preciso comprometer-se desde já e aproveitar o apoio das entidades parceiras do projeto.

 
 

 

mapa do site
contato