Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Seminário “Projetos Nepso: Registro de Experiências Escolares numa perspectiva etnográfica”.
autor: Marilse Araujo e Julia Lucas - 24/06/2014

Esse seminário foi realizado como uma atividade interpolos reunindo professoras da rede Nepso da Argentina e do Paraná. Da Argentina participaram as professoras Marcela Mendoza e Maria Izabel Munhoz, além de María Ana Gonzalez, nova coordenadora pedagógica do polo e Julia Lucas, pesquisadora da Universidad de Quilmes e integrante da equipe do polo. Também, Marilse Araujo, da coordenação geral do Nepso.

O objetivo do seminário foi trabalhar com algumas ferramentas provenientes da perspectiva etnográfica, para serem aproveitadas especialmente na realização dos registros, tendo como referência a proposta de registro e sistematização, realizada pela coordenação geral do Nepso.

Como foi...

No dia 30/05, pela manhã, fizemos um passeio para “matar as saudades”. Primeiro visitamos a Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves – que mais uma vez reafirmou seu lugar como escola bonita e bem cuidada, exemplar para as redes públicas de ensino; em seguida fomos à Escola Municipal Professora Elvira de França Buschmann, agora reformada e ampliada. Foi uma alegria reencontrar as professoras dessas escolas, nossas parceiras, que participam do Nepso desde seu início no município de Araucária.

À tarde (das 14h00 às 18h00) nos reunimos no Departamento de Educação da UFPR, com a representante da equipe de matemática da Secretaria Municipal de Educação (responsável pelos anos finais do Ensino Fundamental) e representantes de matemática das equipes pedagógicas das regionais do Bairro Novo, do Pinheirinho, do Boqueirão, Santa Felicidade e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Também participaram alunas do curso de Pedagogia que, sob a coordenação da professora de Estatística, utilizaram a metodologia Nepso de pesquisa educativa de opinião, em suas investigações acadêmicas, também algumas docentes do município de Araucária que fazem parte do programa no polo Paraná.

Marilse fez uma apresentação geral do Nepso: qual é a proposta, como surgiu e se expandiu; as etapas da metodologia e princípios que orientam o programa; falou sobre a proposta para sistematização das práticas docentes no uso do Nepso e sobre os frutos que geraram (as publicações “Práticas de educadoras” e “Olhar a prática: um exercício de reflexão”).

Julia apresentou o conceito de etnografia que está orientando teoricamente o trabalho de sistematização no polo e as professoras argentinas contaram suas experiências de sistematização em 2013.

Realizamos um breve exercício de descrição e registro, com os participantes, utilizando a foto do “Beijo do marinheiro” de 1945.

No dia 31/05, sob a coordenação de Julia Lucas, foi feita análise de excertos de registros obtidos em pesquisa etnográfica realizada na Argentina, com a seguinte dinâmica: formação de grupos de cinco pessoas com a escolha de um relator com a tarefa de leitura, tradução e explicação do excerto recebido, diferenciando o conteúdo, situando as informações nele contidas e a forma de escrita utilizada para o registro do mesmo.

Como é costume nos encontros realizados no marco do programa Nepso, os dois dias foram marcados por um grande trabalho de reflexão, por parte dos professores de ambos os polos.

No dia 23 de junho esse mesmo seminário será realizado com os demais professores do polo Argentina.

Também está prevista a segunda etapa deste encontro, que será realizada em Outubro, quando será trabalhada especificamente a etapa de sistematização. Ficou combinado, entre os dois polos, a utilização de ferramentas virtuais para que, nesse intervalo, o processo seja partilhado pelos professores de ambos polos.

Agradecemos imensamente à professora Maria Tereza Carneiro Soares, coordenadora do polo Paraná, pela acolhida e pelos cuidados que nos foram dispensados.

 
 

 

mapa do site
contato