Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
XIV Seminário Escola e Pesquisa: Um Encontro Possível
autor: Nilda Stecanela, Lisandra Pacheco e Schana Cercato - 14/10/2014

O primeiro momento aconteceu no dia 13 de setembro, das 8h30 às 16hs, quando professores e alunos de Escolas de Caxias do Sul, São Marcos e Canela, estiveram participando do XIV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível.

O evento configurou a culminância da formação de 100 horas, oferecida através da Extensão Universitária da Universidade de Caxias do Sul, para professores que desejam trabalhar com pesquisa em sala de aula. Iniciamos o dia com um acolhedor “café da manhã” e as Boas Vindas da coordenadora do Polo RS, professora Nilda Stecanela que, juntamente com a Equipe (Lisandra Pacheco da Silva, Monique Bueno e Edi Lorensatti), nossa convidada especial, Leila Andrade, da ONG Ação Educativa e demais participantes dos diferentes núcleos de formação do RS, oportunizaram uma “palestra colaborativa”, cujas narrativas revisitaram o trajeto percorrido com a pesquisa.

Em seguida, nas salas de socialização, foi possível conhecer resultados dos projetos, os quais abordaram diversos assuntos: cultura escolar extraclasse; migrantes; Ensino Médio Politécnico; formação de professores para a Educação Ambiental; Jovens e o direito à Educação; alunos e o diálogo com a escola e a família, Bullying, Desafios da Escola e da Família no Século XXI; Médicos Cubanos , Superexposição nas redes sociais, Aspectos históricos e culturais da relações pedagógica.

“As temáticas abordadas nessas pesquisas, sempre atuais e desafiadoras, nos apresentam as preocupações daqueles envolvidos nas pesquisas trazendo um fortalecimento desses sujeitos, daqueles que pensam, que refletem sobre o seu entorno e buscam o conhecimento. Quando a gente deixa de olhar as outras pessoas como os nossos objetos  criamos uma situação em que todo mundo é sujeito.” Leila Andrade.

Uma pausa para o almoço e, na parte da tarde, nos despedimos com uma Visita Cultural ao Zoológico e Serpentário da Universidade de Caxias do Sul, onde alunos e professores vivenciaram um momento de estudos, lazer e diversão!

O segundo momento, aconteceu no dia 18 de setembro, das 19h30 às 22h30 no Campus Universitário de São Sebastião do Caí, núcleo do Polo RS, que também desenvolveu pesquisas em 2014, na 5ª Edição do Curso Escola e Pesquisa! Neste encontro, estiveram presentes a Diretora do Campus Universitário, Carmen Schimitz, a Coordenadora do Polo RS, os colegas da Equipe (Schana Cercato e Jerônimo Becker), além dos participantes do curso de formação. Inicialmente foi realizada uma avaliação informal sobre o desenvolvimento e execução dos projetos de pesquisa, percebendo uma satisfação por parte dos envolvidos com os resultados das pesquisas.

Neste ano, 2014, tivemos 12 participantes, divididos em 5 projetos, dentre estes apenas uma participante é professora da Educação Infantil; os demais são acadêmicos do Curso de Administração que inicialmente, se interessam pelo curso (100 horas)  mas ao longo da formação relatam um significativo aprendizado e interesse pela pesquisa. Os projetos desenvolvidos foram todos relacionados à Educação; mesmo os administradores buscaram conhecer um pouco melhor o campo da Educação. Os projetos desenvolvidos foram: Escolas de turno integral, A escolha da profissão: um dilema na vida dos adolescentes, O Ensino Fundamental de 9 anos, Como as atuais condições de trabalho estão afetando ou não a saúde física e mental dos professores? e A magia da Literatura no Universo da Educação Infantil.

Os participantes do grupo da Administração, em sua maioria se formando no próximo semestre, ainda não tinham realizado ao longo de sua caminhada acadêmica, um artigo ou resumo expandido, portanto, dos conhecimentos construídos a partir da pesquisa também foi possível, aprimorar conhecimentos técnicos. Um dos participantes disse ter buscado a realização do Nepso, pois futuramente pretende investir em sua formação para poder lecionar em Universidades e/ou outros cursos, para tanto visitar o campo da Educação foi muito válido e motivador.

Após as apresentações e pausa para o lanche, as Professoras Nilda e Carmen, fizeram alguns questionamentos e ofereceram algumas sugestões para que os textos ficassem mais claros ao leitor, chamando bastante atenção sobre a importância de uma boa contextualização. Ao lado disso, foi abordado a grande importância da pesquisa para todas as áreas, seja nas ciências humanas, exatas, tecnológicas, dentre outras.Houve significativo aprendizado, mesmo que o curso tenha sido desenvolvido em um caráter diferenciado, com poucos professores, que seria a intenção inicial de abrangência.

E o terceiro momento estará acontecendo em breve, no dia 02 de outubro, no município de São Marcos, onde acontecerá a socialização da pesquisa Superexposição nas redes sociais, da Professora Rubiane Guerrae dade Escola Estadual Maranhão, que em formação de 40 horas em Edição Especial, investigou os Desafios da Escola e da Família no Século XXI! Aguardem as notícias!!!

Mas já deixamos também registrado que a socialização dos caminhos e dos resultados dos projetos nos permite o olhar em perspectiva para o movimento que a formação assume no cotidiano de quem pesquisa e se mobiliza a observar o cotidiano da educação nos cenários da serra gaúcha.

As diferentes etapas que o princípio formador nomeado no Rio Grande do Sul como sendo “Escola e pesquisa: um encontro possível” perfaz tempos e espaços de seguir observando e ressigificando a formação continuada de professores. Um olhar investigativo é convidado a entrar em cena no sentido de produzir narrativas para destacar uma experiência que no próximo ano completará 15 anos de investimento: acadêmico, pedagógico, político e reflexivo. Ao mesmo tempo, as recorrências desafiam a inovação e a formulação de novas perguntas e respostas frente os desafios contemporâneos da educação. 

 
 

 

mapa do site
contato