Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Escolas do Estado de São Paulo divulgam pesquisas realizadas em 2014
autor: Fabiana Freitas, Instituto Paulo Montenegro - 01/11/2014

“As pessoas desta escola são muito atenciosas e o clima aqui é ótimo!”, essa foi a primeira frase dita por Thais Bernardes, assessora do Polo Nepso de São Paulo, assim que o seminário iniciou. A escola anfitriã foi a EMEF Dr. João Naoki Sumita, localizada na Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo, onde todos os profissionais e um grupo de 10 estudantes contribuíram para o sucesso do seminário.

“Foi maravilhoso realizar o seminário nesta escola. O ânimo, atenção, alegria e dedicação de professoras, estudantes, funcionários de apoio equipe e da gestora foram exemplares. A escola organizou todo o espaço para o seminário num dia em que não havia aula. Isso mesmo! Um grupo de professoras e estudantes organizaram tudo na véspera, mesmo sendo um dia de folga. No dia do seminário encontramos um ambiente alegre e acolhedor. Só tenho a agradecer a todos profissionais e ao grupo de estudantes coordenadores, que representaram a escola nesse dia histórico para todos os participantes!”, diz Renato Nascimento, coordenador do polo paulista.

A décima segunda edição do Seminário Nepso no polo São Paulo, realizado em 1º de novembro, contou com a participação de 15 escolas, tanto de São Paulo quanto de Atibaia, Itaquaquecetuba e Mauá e reuniu 250 alunos e professores do Fundamental I e II, ensino médio e educação de jovens e adultos que fizeram a apresentação de seus projetos de pesquisa educativa de opinião em salas de aula e também expuseram os resultados, fotos e outros materiais em stands.

“Direitos do trabalhador”, “Manifestações públicas”, “Maus tratos de animais”, “Música”, “Gravidez na adolescência e aborto: o que é e o que sabemos?” são apenas alguns dos 25 projetos apresentados, que em breve estarão disponíveis para consulta no site www.nepso.net.

O Seminário também é um dos momentos de encerramento do Nepso para os professores participantes do curso de extensão "Escolas, comunidades e aprendizado com pesquisa de opinião: Educação como desenvolvimento local", realizado em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O curso terá seu encerramento oficial no dia 29 de novembro, na Ação Educativa, onde será realizada uma avaliação do ano.

O fechamento do encontro ficou a cargo do grupo de danças Brasilidança, do Instituto Alana, que fez uma linda apresentação de samba, maracatu, caboclinho e ritmos afro.

 
 

 

mapa do site
contato