Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Formação realizada na Escola Estadual Maranhão – São Marcos/RS
autor: Por Cineri Fachin Moraes e Lisandra Pacheco da Silva - 11/12/2014
Foi um privilégio acompanhar o Seminário de socialização dos projetos desenvolvidos no âmbito do Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um Encontro Possível – Edição Especial Escola Maranhão – São Marcos/RS – 2014, assim como, a trajetória percorrida pelo grupo de professores!
 
O evento aconteceu no dia 02 de outubro de 2014, no município de São Marcos, com a socialização do projeto Superexposição nas redes sociais, orientado pela Professora Rubiane Guerra, juntamente com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi interessante observar a surpresa encontrada pelos alunos quanto aos efeitos da superexposição dos jovens nas redes sociais e acompanhar o movimento da pesquisa em sala de aula realizado simultaneamente por professores e alunos. 
 
Os professores participantes do curso também apresentaram os resultados da pesquisa que evolveu a discussão sobre os Desafios da Escola e da Família no Século XXI!  
 
Na socialização da pesquisa das professoras, ficou marcada a presença da família na educação dos filhos; resultado que surpreendeu o grupo de professoras. Algumas reflexões foram possíveis e estiveram presentes na fala das professoras que acompanharam o grupo. Ao final, o grupo foi orientado sobre a importância de comunicarem aos pais sobre a pesquisa realizada e como a voz da família ecoou nos questionários respondidos pelos alunos.
 
Os alunos do Ensino Médio realizaram a pesquisa em paralelo com a formação da professora. Esta situação vivida nos possibilitou refletir sobre a importância de, nas próximas formações, desafiarmos os professores a realizar a pesquisa com seus alunos concomitante à sua formação, e no seminário final apresentar os resultados para que os professores percebam a transposição didática de modo concreto.
 
 

 

mapa do site
contato