Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
XI Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Polo MG
autor: Conceição Fonseca e Aliene Villaça - 16/12/2014

A Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o polo Minas Gerais do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro (IPM) e da Ação Educativa, realizaram nos dias 12 e 13 de novembro o XI Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Polo MG.

Nesse evento 631 estudantes de 11 escolas públicas da Educação Básica de Belo Horizonte e região metropolitana apresentaram no auditório Neidson Rodrigues da FaE, as 20 pesquisas educativas de opinião desenvolvidas por eles, no ano de 2014, sob a orientação de seus professores.

Paralelamente às apresentações, foram expostos no hall da Faculdade de Educação da UFMG painéis com todas as pesquisas do Nepso desenvolvidas no ano de 2014, em Minas Gerais. E no último dia do Seminário (13/11), houve uma programação dedicada às professoras e aos professores que acompanharam os projetos de pesquisa em suas escolas. Nesse momento, os docentes reunidos puderam discutir sua prática e as condições e os impactos da realização  do Nepso no dia-a-dia escolar. Desse encontro, participaram também estudantes de vários cursos de Licenciatura da UFMG que estão cursando a disciplina de Didática, além do grupo de alunas de Pedagogia que constituiu a grande equipe de monitores, indispensável para a realização de um evento como esse, envolvendo tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos da Educação Básica.

Para incrementar ainda mais toda essa programação do Seminário de Minas Gerais, o polo mineiro foi o escolhido para receber a visita da equipe vencedora do prêmio Nepso do polo Portugal. A professora Natércia Charruadas (Escola Secundária Augusto Gomes - Matosinhos, Portugal), e as estudantes Catarina Moniz e Marcia Fernandes (Escola Secundária Augusto Gomes - Matosinhos, Portugal), acompanhadas por Joana Rodrigues (Fundação Vox Populi - Portugal), participaram desse encontro e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de como o programa acontece em um polo brasileiro. Além disso, juntamente com a Professora Conceição Fonseca da UFMG e a jornalista Carolina Nascimento do IPM, Natércia, Catarina, Márcia e Joana deram um toque especial ao programa de rádio “Nas ondas da Educação”, que faz parte do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil e, em sua edição do dia 10 de novembro tematizou a realização do Seminário e a dinâmica do Nepso em sua entrevista especial.

Tendo organizado mais um seminário no Polo, as coordenadoras Conceição e Aliene estavam particularmente felizes com a continuidade e o amadurecimento da proposta do Nepso nas escolas que dela participam há muitos anos e também com o reconhecimento da contribuição do Nepso para a formação docente, manifestado pelos professores que aderiram ao programa neste ano.

 
 

 

mapa do site
contato