Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo do Nepso em Pernambuco encerra ano letivo 2014 com seminário estadual
autor: Fabiana Freitas, Instituto Paulo Montenegro - 07/01/2015

Nos dias 28 e 29 de novembro, nas dependências do Seminário São José, na cidade Garanhuns (agreste meridional pernambucano), foram reunidas cerca de 75 pessoas para assistirem às apresentações de 21 projetos de pesquisa educativa realizados por alunos e professores de escolas da cidade de Garanhuns (anfitriã) e de Recife.

O Seminário integrou atividades desenvolvidas nos cursos de extensão promovidos pela Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), intitulado “Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião”, e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp/UFPE), intitulado “Utilização da pesquisa de opinião como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem”.

Na primeira parte da manhã do primeiro dia, realizou-se o sexto módulo do curso de extensão da UAG/UFRPE. Na segunda parte da manhã, houve a abertura solene que contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação Municipal, da Universidade Rural de Pernambuco de e da Universidade Federal de Pernambuco, da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Após as primeiras falas de boas vindas, Leila Andrade, da coordenação geral do Nepso, fez uma palestra intitulada “Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião”. No período da tarde, todos os alunos, professores e demais visitantes foram divididos em salas temáticas para apresentarem seus projetos de pesquisa e/ou assistirem às apresentações dos demais. Encerrados os trabalhos do primeiro dia, o grupo fez um passeio turístico pela cidade.

O segundo dia foi reservado para a exposição de banners e demais materiais didáticos produzidos pelos professores e alunos, sendo apresentados ao público em geral no Parque Euclides Dourado, que também foi palco de apresentações artísticas (música, teatro, cordel, poesias...). Neste momento, as pessoas que passavam pelo local tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia do Nepso e ver os resultados do trabalho dos alunos.  No final do dia, de volta ao Seminário São José, o grupo se reuniu novamente para um bate-papo com Leila Andrade e coordenador do polo-PE, Luciano Cavalcanti, sobre a importância do registro e da sistematização das experiências do Nepso.

O encerramento deste segundo e último dia de encontro foi aberto a falas emocionantes de professores e alunos que quiseram expor aos demais a importância do Nepso na sua vida pessoal, educacional e profissional. Sob a regência de Luciano Cavalcanti, Gloria Duarte (coordenadora do núcleo Nepso Garanhuns), de Helena Sandra Honorato (coordenadora do núcleo Nepso Recife) e com o apoio de seus parceiros equipe, a nona edição do seminário pernambucano foi finalizada com promessas para um ano de 2015 com outros muitos sucessos. 

 
 

 

mapa do site
contato