Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Nova experiência
autor: Nilda Stecanela, Lisandra Pacheco, polo Rio Grande do Sul e Marilse Araujo, coordenação geral do Nepso - 13/03/2015
O curso Escola e pesquisa: um encontro possível, realizado anualmente pelo polo Rio Grande do Sul, em várias ofertas, teve uma edição especial no Paraná.  Fruto da parceria entre os polos com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se de um curso em nível de extensão, totalizando 40 horas de formação divididas em encontros presenciais e a distância, desenvolvido entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015.
 
Oito professores foram certificados e estão aptos a multiplicar a formação com outros professores e escolas. Os encontros foram ministrados por Nilda Stecanela e Lisandra Pacheco, coordenadora e assistente do Polo RS, e contaram com a mediação das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagens da Plataforma Moodle da UCS.
 
Com o acompanhamento atencioso da coordenadora do Polo Paraná, Maria Tereza Carneiro, foi desenvolvido um projeto de pesquisa coletivo intitulado “Direitos humanos e diversidade sociocultural na educação: as diferenças (in)visíveis na escola”. Deste projeto decorreram duas produções que serão publicadas nos Anais do “XV Seminário Escola e pesquisa: um encontro possível”, organizado anualmente pelo Polo RS. Como produtos do curso, muitas aprendizagens, além de um resumo e um artigo, em fase de revisão e finalização, com a discussão do processo e dos achados de pesquisa do grupo participante.
   
“Foi uma formação muito rica e os professoras que concluíram o curso têm condições de ser multiplicadoras no uso pedagógico da pesquisa em sala de aula, tanto como mediadoras na construção de projetos, como formadoras de outros professores para atuar com a pesquisa em sala de aula”, ressaltam Nilda e Lisandra.
 
No encontro de encerramento do curso, os participantes socializaram suas pesquisas e expressaram suas impressões sobre o curso, manifestando desejo de continuidades, como pode ser visto na fala a seguir que foi extraída da avaliação feita pelos participantes do curso: “em 2015, desenvolver o projeto de pesquisa com 2 professoras de uma escola de turno integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba”.
 
Neste último encontro, a coordenadora geral do Nepso, Marilse Araújo, esteve presente para acompanhar as reflexões. Segundo sua percepção “o novo grupo de formadoras, que está sendo constituído no Paraná, caracteriza-se pelo entusiasmo com a proposta, excelente desempenho no curso e excelência na formação. Ou seja, atende a todos os requisitos para obter sucesso na continuidade desse processo”.
 
 

 

mapa do site
contato