Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Só boas notícias
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 01/07/2015
Convênio entre Instituto Brasileiro Ambiental (Ibram), a Secretária do Estado de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, visa fortalecer o ensino da educação ambiental no currículo da rede pública de ensino, com prioridade às escolas de educação integral. Para isso prevê a disponibilização de professores para desenvolver atividades ecopedagógicas nos parques e unidades de conservação administrados pelo Instituto.
 
A parceria foi formalizada no Diário Oficial em 19 de junho e ainda neste ano 16 professores serão selecionados para atuar em quatro locais: Parque Ecológico Águas Claras, Parque Três Meninas, Parque Ecológico Saburo Onoyama e Parque Recreativo Sucupira– que inclui ainda a atuação na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). Quatro professores serão responsáveis pelo atendimento em cada um desses parques, escolhidos em função  da existência de uma infraestrutura adequada  para receber os alunos e professores, mas também pela existência de escolas de ensino integral na região.
 
Essa parceria foi um dos temas da reunião, em maio, entre Luis Blanco, Luis Gatto (Gestores das Unidades de Conservação) e Leilane, do IBRAM, Marilse Araujo, coordenadora geral do programa Nepso, Renato Nascimento, coordenador do polo São Paulo, além, claro, de Muna e Izabel, que desenvolvem o Nepso na Estação Ecológica de Águas Emendadas há 10 anos.
 
Na ocasião Marilse e Renato Nascimento, foram à Planaltina para realizar a oficina de formação inicial dos professores do Núcleo Distrito Federal.  Participaram do encontro 23 docentes e uma técnica da Secretaria da Educação, além da Roberta (estagiária do Núcleo).
 
Segundo Marilse “o grupo é bastante integrado e coeso, o que facilitou nosso trabalho. São animados, divertidos e muito disponíveis”, a coordenadora relaciona essa característica ao fato dos professores se reunirem todas as terças feiras pela manhã, desde o início do semestre, para a formação na área ambiental. Ela ainda conta sobre como foi a oficina: “devido à escassez de tempo, não logramos transformar os resultados da pesquisa em porcentagens e elaborar os gráficos. No entanto, foi possível vivenciar todas as demais etapas da pesquisa e explicar a eles como seriam feitas essas duas atividades. Inclusive, pudemos ensaiar um pouco de análise dos resultados e esclarecer as formas de apresentação da pesquisa para os diversos públicos”, comemora.
 
Além de ministrarem a oficina, Marilse e Renato, tiveram a oportunidade de percorrer a Trilha na Estação Ecológica, contando com o monitoramento de Muna e Izabel, que reproduziram o trabalho que realizam com as crianças e jovens. “Foi uma oportunidade maravilhosa para muitas aprendizagens: conteúdos de localização geográfica, relevo, botânica, clima, hidrografia, leitura de cartas e mapas; reflexões para uma convivência ética com o Cerrado, além de exercitarmos a observação utilizando todos os sentidos (tato, olfato, audição, visão)”, conta a coordenadora geral do programa.
 
Marilse finaliza ressaltando “é um privilégio para a rede Nepso contar com parceiras tão competentes e comprometidas e todos estão muito empolgados com as novas possibilidades do Nepso no Distrito Federal”.
 
 

 

mapa do site
contato