Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Avanços do núcleo Occidente
autor: Polo Colômbia - 13/07/2015

Depois do processo de escolha do tema da pesquisa de opinião, como momento chave na metodologia NEPSO a partir dos quais são firmados os princípios do programa, as professoras e professores do projeto, na companhia dos estudantes, orientaram suas reflexões e discussões até a construção coletiva de acordos e consensos visíveis em cada uma das suas configurações.

Têm se multiplicado as estratégias para orientar esse processo, entre elas, se destacam as capacidades de argumentação, discussão e participação desenvolvidas no caminho investigativo.

Agora, após seis meses de trabalho, todas e todos os participantes dos municípios de El Rosal, Subachoque e Madrid, estão afinando suas propostas. Este momento do processo tem se caracterizado pelo desenvolvimento de atividades de prosseguimento e acompanhamento mais próximo das dinâmicas de cada colégio; por isso, para a etapa de formulação dos projetos NEPSO 2015 foram realizadas sessões de reforço metodológico por instituição, e em alguns casos se ampliou este cenário para a participação dos estudantes, que, motivados pelo projeto, compartilharam as fortalezas e aspectos problemáticos em relação à formulação dos projetos e o alcance dos mesmos, bem como as distintas estratégias que os e as docentes construíram para integrar o Nepso na dinâmica escolar cotidiana.

A alguns dias da volta às aulas, os professores do núcleo Occidente compartilham com a rede NEPSO os temas sobre os quais estão se debruçando durante esse ano e esperam reunir informações valiosas para seus processos de compreensão dos contextos que os permeiam e do mundo que os rodeia. Pesquisas que vão desde perguntas sobre a neve, os ursos polares, o universo, os dinossauros até preocupações intimamente relacionadas com suas vidas cotidianas, como as plantas de jardim e as hortas medicinais.

Projetos de pesquisa de opinião núcleo de Occidente - Nepso Colômbia

Colégio

Professora/Professor

Ano*

Tema

Campo Alegre

Rocío Quijano e Emilse Suárez

4º da Primária

Plantas medicinais

Esmeralda Santos

2º da Primária

A Raposa

Jose María Obando (Sede Antonio Nariño)

Sandra Moreno

4º e 5º da Primária

Os ursos polares

Junny Olaya

Comercialização de alimentos

Fredy Mendoza

Alimentos e invenções da cotidianidade

Nidia Molina

Festas municipais

José María Obando (sede Vicenta González)

Rosa Helena Martínez

1º e 2º da Primária

Os Dinossauros

Jose María Obando (Sede el Rodeo)

Alfonso Gallego

Primária

O sistema solar

Mis Picardías

María Luisa Romero

Prekínder [Pré-escola]

O avião

María Olga Romero

1º da Primária

A neve

Angélica Cárdenas

Kínder [Pré-escola]

Plantas de Jardim

Yaqueline Aponte

Transição

O Avião

Leidy Cifuentes

2º e 3º da Primária

Times de futebol

Marlen Judith Vanegas

5º da Primária

Horta Escolar

Ricardo González

Celmira Medina

6º do Bachillerato*

O meio ambiente

* Sistema educativo colombiano; **Grau equivalente aos últimos anos do Ensino Médio.

As conquistas alcançadas neste primeiro trajeto, orientadas ao fortalecimento e aquisição de habilidades investigativas, serão a motivação para continuar avançando nas fases seguintes. 

 
 

 

mapa do site
contato