Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
VI Seminário de Qualificação do polo São Paulo
autor: Carolina Nascimento, Instituto Paulo Montenegro - 22/07/2015

Sábado 27 de junho, um frio típico do inverno às 9 horas da manhã, no campus da USP/Leste cerca de 500 pessoas, entre elas estudantes, professores e coordenadores pedagógicos de mais de 10 escolas públicas da cidade e do estado de São Paulo se reuniram para o VI Seminário de Qualificação do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião do polo SP.

No encontro, os alunos socializaram com seus pares os temas que escolheram para investigarem, mas principalmente, refletiram sobre o processo que já percorreram para construir suas pesquisas educativas de opinião.

Para Renato Nascimento, coordenador do polo, “pela primeira vez uma quantidade significativa de coordenadores pedagógicos estão participando do programa em São Paulo e esse fato somado com o número expressivo de projetos que estão sendo desenvolvidos, são um marco a ser comemorado na realização do VI Seminário de Qualificação”.

Conta ainda que nesta edição do seminário a equipe de coordenação buscou investir ainda mais no processo de reflexão dos estudantes participantes, assim eles foram divididos em salas de aula, que buscou agrupar temáticas iguais e ou semelhantes, onde cada grupo de uma mesma pesquisa respondesse a algumas questões sobre o processo de seus projetos.  Em um segundo momento estes grupos socializaram com os demais da sala as pesquisas que estão desenvolvidos, assim houve um debate coletivo sobre cada uma delas. O debate foi mediado por cada um dos “especialistas” convidados que coordenava as salas. Ao final do encontro os estudantes entrevistaram os participantes do seminário sobre seus temas de pesquisa, a fim de integrar-se com todos.

“A alegria estava explicita entre os participantes, muitos dos estudantes estavam conhecendo a universidade naquele dia e a grande parte deles estão participando pela primeira vez do Nepso”, lembra Renato.

Por fim o coordenador do polo São Paulo agradece “a USP que não só cedeu o espaço, mas é um importante parceiro na coordenação do curso e a Diretoria Regional de Ensino - DRE Penha, que esse ano criou condições para que professores e coordenadores pedagógicos pudessem participar do curso do Nepso em horário de serviço”, finaliza destacando esse importante passo para o programa no polo.

Não poderiam faltar agradecimentos também aos “especialistas” convidados que mediaram os debates nas salas, são eles:

Andréia Conrado - coordenou a sala da temática Lazer
Bartira Landim - coordenou a sala da temática Racismo, preconceito e bullying I
Gabriel Salgado - coordenou a sala da temática Meio ambiente II
Michele Escoura - coordenou a sala da temática Feminismo e Gênero
Natália Lago - coordenou a sala da temática Drogas e Maioridade penal
Uvanderson Silva - coordenou a sala da temática Racismo, preconceito e bullying II
Ingrid Oliveira - coordenou a sala da temática Lazer
Leila Andrade - coordenou a sala da temática Gerais
Marilse Araujo - coordenou a sala da temática Educação
Mário Sérgio - coordenou a sala da temática Gerais
Renato Nascimento - coordenou a sala da temática Gravidez na adolescência
Regina Oshiro - coordenou a sala da temática Meio ambiente I
Thais Bernardes - coordenou a sala da temática Saúde

Esse momento de troca de aprendizagens e de confraternização, bem como todo o processo de realização dos projetos de pesquisa Nepso, está muito bem representado pelo depoimento e agradecimento da coordenadora pedagógica Bartira Landim, da Escola Municipal Darcy Ribeiro:

“Agradeço imensamente a oportunidade de mediar esta turma, foi uma experiência regada de aprendizagem, amorosidade, sensibilidade, desafio e ousadia. Ouvi, vi e senti crianças, jovens e adultos cheios de coisas para compartilhar, seus erros e acertos, alegrias e tristezas transbordando em cada palavra, gesto e olhar. Encerro compartilhando um sonho que já se faz realidade em muitas das nossas ações e uma delas é esta metodologia de pesquisa. O sonho de romper com o sistema de massificação da educação, vamos dar voz efetiva para nossos jovens eles tem potencial de transformação social. Gratidão Bartira Landim”.

 
 

 

mapa do site
contato