Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Pesquisa que ensina: cursos com a metodologia do Nepso iniciam formações no Brasil e no Chile
autor:  - 18/04/2016

A metodologia que se baseia no uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) está sendo usada em mais um ciclo formativo com grupos de professores em todo o Brasil e no Chile, através dos polos e núcleos multiplicadores.

No polo de Pernambuco, o campus de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou o curso de formação no início de abril para professores e professoras da educação básica da rede pública de ensino. O curso “A pesquisa como princípio educativo no processo de ensino aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar utilizando a pesquisa de opinião”, de 120 horas, é um projeto de extensão na modalidade capacitação.

Na cidade de São Paulo, o curso “Aprendizado com pesquisa de opinião: educação como desenvolvimento local” é uma parceria entre Ação Educativa, Diretoria Regional de Educação da Penha e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Tem se mostrado como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento dos Trabalhos Colaborativos Autorais (TCA) e, neste ano, tratará de temas como direitos humanos e educação; escola e território; relações étnico-raciais; diversidade sexual; educação laica; e mídias.

No Rio Grande do Sul, a Universidade Caxias do Sul realiza em 2016 a 16ª edição do curso “Escola e pesquisa: um encontro possível”, em que os participantes são desafiados a construir, desenvolver e sistematizar resultados de projetos de pesquisa numa perspectiva que qualifica a formação de professores com base na metodologia. O curso é oferecido na modalidade semipresencial, incluindo algumas atividades presenciais e outras à distância, com mediação das ferramentas em um ambiente virtual de aprendizagem.

No polo do Chile, através da Universidad de La Frontera, em Temuco, o curso com a metodologia iniciou-se em março com uma reunião em que trataram sobre o projeto de carreira docente no país, revisando o desenvolvimento do polo em 2015, analisando o cenário para 2016 e refletindo sobre a necessidade de uma formação cidadã. Na próxima reunião, os envolvidos no polo vão apresentar um plano de trabalho para o ano.

 

Conheça a metodologia

A metodologia Nepso propõe o desenvolvimento de projetos de pesquisa educativa de opinião propiciando aprendizagens significativas, que vêm ao encontro das orientações curriculares atuais para a educação básica.

Voltada a escolas públicas de ensino regular fundamental e médio e em cursos de Educação de Jovens e Adultos, a pesquisa tem grande valor pedagógico, pois permite projetos interdisciplinares envolvendo estudantes e docentes. O programa Nepso funciona desde 2000 e atua em sete estados brasileiros, além de Argentina, Chile, México, Peru e Portugal.

 
 

 

mapa do site
contato