Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NOTÍCIAS | voltar
Polo Pernambuco inicia atividades em 2016 com nova edição de curso para professores
autor:  - 25/05/2016

Realizou-se na manhã de 2 de abril, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns (Seduce), o primeiro módulo do curso de extensão Pesquisa como princípio educativo no processo de ensino aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar utilizando a pesquisa de opinião. O curso é promovido pela Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com a Seduce.

A coordenação é dos professores da UAG/UFRPE Glória Maria Duarte Cavalcanti e Luciano Cavalcanti do Nascimento e tem objetivo utilizar a pesquisa de opinião como recurso e dispositivo metodológico na elaboração de projetos interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.

No módulo, participaram alguns professores que realizaram pesquisas em 2015 e os novos participantes e coordenadores das escolas inscritas, que preencheram todas as vagas ofertadas neste ano. Além da equipe coordenadora da Seduce, incluindo a Secretária de Educação do município e as supervisoras, também estava presente a professora Heloisa Bastos, UAG/UFRPE, que proferiu a palestra intitulada A importância da pesquisa na educação básica. Na sua fala, Heloisa afirmou que trabalhar com investigações desde os anos iniciais do Ensino Fundamental é relevante, pois contribui para que os alunos se vejam como construtores de novos conhecimentos e como pessoas atuantes na sociedade e no seu contexto.

As atividades foram iniciadas com a apresentação da equipe do NEPSO, que deu as boas-vindas. O professor Luciano Cavalcanti ofereceu uma breve descrição do programa NEPSO, sua estrutura, sua metodologia e enfatizou a riqueza de conhecimentos das diversas áreas que serão construídos com os alunos ao longo do desenvolvimento dos projetos de pesquisa nas escolas.

Em seguida, a professora Glória Duarte apresentou a programação do Curso de extensão 2016, com as datas dos módulos. Após a pausa para o lanche, virtualmente, Ana Lucia Lima, ex-diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro, que apoiava o Programa Nepso, manifestou grande contentamento com a realização de mais um curso de extensão sobre a metodologia NEPSO, e com a presença de antigos e novos professores cursistas. Segundo Ana Lucia, isso expressa o potencial da metodologia e sua consequente contribuição para a melhoria do ensino-aprendizagem na educação básica. Disse ainda que um dos marcos mais importantes desse trabalho refere-se ao protagonismo dos estudantes e da abordagem interdisciplinar que o mesmo favorece.
 
A Secretária de Educação de Garanhuns enfatizou que o NEPSO, além de proporcionar aos alunos a iniciação à pesquisa, tão importante para o desenvolvimento educacional dos alunos, permite que eles participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Destacou especial entusiasmo com a apresentação que viu ano passado dos alunos que desenvolveram projetos nas escolas municipais, como fruto do estudo realizados pelos professores no curso daquele ano.
 
Na abertura do curso houve o lançamento do Almanaque NEPSO – volume 2, onde podem ser encontrados projetos de pesquisa de opinião realizados no decorrer do ano letivo de 2014, onde conta algumas pesquisas desenvolvidas por professores e alunos das escolas participantes do curso daquele ano.
 
Finalizando, foram entregues os certificados dos professores cursistas de 2015, constituindo-se, assim, em mais um momento de reconhecimento por todo o trabalho realizado durante o ano.
    
 
 

 

mapa do site
contato