A partir da parceria entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro, será realizado, pelo segundo ano consecutivo, o curso de extensão universitária "Escolas, Comunidades e Aprendizado com Pesquisa de Opinião: Educação como Desenvolvimento Local".
De acordo com Thaís Bernardes, coordenadora do Polo São Paulo do Nepso, essa parceria com a USP potencializa a troca de experiências entre diferentes atores educacionais. "O curso aproxima o professor universitário da escola pública e o professor da escola pública da universidade", afirma.
Este curso tem como objetivos formar profissionais dispostos a promover o conhecimento sobre as escolas e suas comunidades, identificando, a partir da realização da pesquisa educativa, a variedade de opiniões sobre temas de interesse das pessoas que as integram; e propiciar a troca direta de experiências entre profissionais de diferentes escolas, redes, níveis e modalidades de ensino de São Paulo.
As atividades compõem aulas temáticas, ministradas por renomados professores doutores e mestres convidados; oficinas sobre a metodologia da pesquisa educativa de opinião, com a participação de especialistas em pesquisa do IBOPE; realização das pesquisas nas escolas e eventos para divulgação do processo, totalizando 100 horas, sendo 72 presenciais e 28 em pesquisas desenvolvidas em sala de aula.
As aulas tiveram inicio no dia 17 de março e se estenderão até 01 de dezembro, onde será realizado um encontro para avaliação do curso.
Por Fabiana Freitas
Assessora de Projetos