Iniciativa
Coordenação Pedagógica
SAÚDE PARA O MEIO E PARA O CORPO | voltar
DESTAQUE DA PESQUISA
RESUMO

Logo no início do ano percebemos que as crianças estavam vindo para a escola muito desleixadas, até mesmo sujas. Fizemos uma reunião de pais e, através de uma dinâmica, falamos do amor aos filhos, do olhar para si mesmo e do cuidado com aqueles que devemos ter com quem amamos.

Pouco efeito pudemos constatar nos dias subsequentes. Então vimos a necessidade de estender o tema: “Higiene” para um projeto integrado para toda a escola. Isso veio atender também à solicitação da Secretaria Municipal de Educação de montarmos um projeto na nossa unidade escolar. Com todos os objetivos atendidos, partimos para a motivação para o projeto.

Nossa turma estava trabalhando em Ciências com os Sistemas do Corpo Humano e pareceu perfeito o entrelace de todas essas atividades, afinal muita diversidade de temas provoca uma perda de direcionamentos. Diante disso, encaminhei o projeto Nepso também para essa direção.

Foi muito fácil conseguir a adesão de meus alunos no tema, pois as diversas atividades de pré-motivação já os deixaram bastante envolvidos.

Começamos com o filme “Saneamento Básico” (brasileiro). É um filme muito divertido e próximo da realidade de muitas localidades no Brasil. Visitamos depois um Centro de Hemodiálise onde pudemos ver a imprescindibilidade de cuidarmos de nossa saúde e de nossa higiene.Tivemos a visita de dentista na escola, que também ajudou a reforçar os cuidados que precisávamos trabalhar.

Dei-me por satisfeita para começar o projeto.

Começamos a construir então o nosso “filme”. Consistia em produzir três cenas (início, meio e fim) de uma história que envolvesse o meio ambiente e a higiene do ser humano, como ocorre no filme que assistimos, mas não copiando a ideia central. A partir das ilustrações, eles desenvolveram sua produção textual em três partes (uma para cada imagem). Confesso que fiquei um pouco frustrada, pois muitas das histórias eram apenas reproduções do que aconteceu no filme que vimos. Analisando minha prática, vi que não me fiz clara quando solicitei a tarefa.

Resolvi partir para uma produção coletiva. Todos davam sugestões e íamos ponderando qual ideia ficaria mais adequada, engraçada, ou que agradasse.

Surgiu o roteiro do filme. Aproveitei as aulas de artes para fazermos os figurinos, cenários e outros objetos necessários à execução do filme.

A filmagem foi hilária. As crianças me surpreenderam no envolvimento e no empenho. E é tão bom ser surpreendida, não é?! É claro que fizeram bagunça. E como fizeram! Foi um dos dias mais cansativos que tive em “sala de aula” (na verdade ao ar livre, aprendendo, ensinando e tudo o mais que nos permitimos vivenciar).

Fizemos uma relação da temática com a Turma da Mônica, trabalhando o perfil de cada integrante:

Mônica: temperamento e força
Magali: hábitos saudáveis
Cascão: dicas de higiene
Cebolinha: estruturação de palavras

Vimos o filme da Turma da Mônica e descobrimos que foi patrocinado pelo IBOPE e que turmas mais antigas foram ao cinema com ingressos doados por ele.

Partimos finalmente para a construção de nosso questionário, pois já tínhamos muitas vivências. Mesmo depois do pré-teste houve questões pelas quais não abriram mão. Por exemplo, a questão nº 1 tratava sobre questões de higiene, querendo que a pessoa dissesse o hábito mais importante.

As pessoas de cara diziam que todos eram importantes, mas eles queriam saber o principal. O que me deixou intrigada foi a insistência deles sobre o ponto de vista deles. Tentei mostrar um tipo de questão aonde as pessoas iam atribuindo uma escala de valor, como a questão exemplificada abaixo: 

1. Quais os principais hábitos de higiene que você tem no seu dia a dia? Atribua valores de 1 a 8.

a) Tomar banho todos os dias ( )
b) Cortar as unhas ( )
c) Pentear e lavar os cabelos ( )
d) Escovar os dentes ( )
e) Limpar os ouvidos ( )
f) Tirar piolhos ( )
g) Lavar as mãos ( )
h) Outro ( )

Não aceitaram a sugestão justificando fugir do foco que queriam dar. Isso me mostrou um pensamento reflexivo sobre os objetivos que se propuseram.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Rio de Janeiro
ano
2009 (+)
tema
Saúde (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+)
disciplina

 

mapa do site
contato