Iniciativa
Coordenação Pedagógica
VALORES SOCIAIS EM CRISE | voltar
  • Valores sociais em crise
projeto
Valores sociais em crise
RESUMO

O grupo de alunos de Portimão propôs-se averiguar sobre como vão os valores sociais, nomeadamente no que concerne ao sentido de responsabilidade, à ética de trabalho, ao respeito pelas regras de trânsito e à assistência a pessoas em locais públicos. As conclusões a que chegaram foram de que, de facto, os valores na sociedade portuguesa estão em apuros. As mulheres mostram-se mais pessimistas que os homens e os adultos mais que os jovens.

No meio disto, regista-se uma discrepância entre a percepção em relação aos outros e a de si mesmo. Os entrevistados têm tendência a elogiar a sua conduta e condenar a alheia. Pontualidade e assiduidade aparecem como valores cimeiros no trabalho, mas produtividade, empenho e dedicação, em último. Homens preocupam-se mais em acabar depressa as suas tarefas e as mulheres em fazê-las bem. Na condução, muitos não acatam o lema “Se conduzir, não beba!” e os homens dizem-se mais cumpridores que as mulheres.

No que toca ao atendimento ao público, é considerado razoável e a precisar de mudanças. Na escala de valores, o respeito é considerado o valor mais importante. Os menos importantes são a cortesia, a transparência e a austeridade.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2011 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+)
disciplina

 

mapa do site
contato