Iniciativa
Coordenao Pedaggica
A TURMA DO COCORIC VAI ESCOLA | voltar
  • A turma do Cocoric vai  escola
  • A turma do Cocoric vai  escola
  • A turma do Cocoric vai  escola
  • A turma do Cocoric vai  escola
  • A turma do Cocoric vai  escola
  • A turma do Cocoric vai  escola
projeto
A turma do Cocoric vai escola
RESUMO

O projeto “A turma do Cocoricó vai à escola”, desenvolvido com 38 estudantes do 1°ano de 1° ciclo da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, teve como tema central a familiarização das crianças com a Turma do Cocoricó, como forma de ampliar seus conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Para que tal familiarização acontecesse, os estudantes participaram da construção e aplicação de uma pesquisa de opinião sobre o personagem preferido do programa Cocoricó.

No desenvolvimento da pesquisa, as crianças tiveram várias oportunidades de vivenciar experiências diversificadas e significativas: produziram um questionário após escolha do tema da pesquisa; ensaiaram e aplicaram o questionário; contribuíram na tabulação dos dados e fizeram descobertas a partir dos mesmos e divulgaram os resultados dando uma aula expositiva.

As crianças se envolveram na proposta efetivamente e ficou evidente que estavam construindo conhecimentos e ajudando os colegas a fazerem o mesmo. Elas interagiram o tempo todo e precisaram pensar em estratégias para solucionar cada situação que era colocada. Mobilizaram muitos conhecimentos para inserir os dados numa representação gráfica e depois transformá-la em tabela. Precisaram expor suas idéias e pensamentos acerca de vários questionamentos que lhes foram colocados, como também exercitaram a escuta, já que, de fato, se envolveram na proposta e tinham idéias o tempo todo. Infelizmente, o tempo não permitiu tantos desdobramentos quantas eram as ideias que tiveram, mas certamente, a pesquisa ampliou os conhecimentos e as práticas de leitura e escrita das crianças.

Veja, em anexo, o questionário, elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 1 (+)
disciplina
Cincias (+), Matemtica (+), Portugus (+)

 

mapa do site
contato