Iniciativa
Coordenação Pedagógica
INTEGRADA É NOTICIA | voltar
  • Integrada é Noticia
  • Integrada é Noticia
projeto
Integrada é Noticia
RESUMO

Durante o mês de março de 2012, foram desenvolvidas atividades de pesquisa dentro da escola integrada. Essas atividades aconteceram com um grupo de 10 alunos atuando como pesquisadores e alcançando um número de 49 pessoas entrevistadas, que responderam questões que ajudariam os estudantes e professores a avaliarem os conhecimentos que os entrevistados tinham sobre um jornal.

Houve a participação da direção da escola, professores e monitores. Como o tema de se criar um jornal abrange muitos outros focos, trabalhou-se muito a questão da responsabilidade, da veracidade, da honestidade em relatar fatos verdadeiros. Os alunos registraram a pesquisa usando cartazes e aprenderam a formular questionários.

Após conhecer um jornal na biblioteca da escola, resolveram que queriam montar um na Escola Integrada. Quando apresentei o jornal aos alunos, percebi que também eles não eram familiarizados com esse portador de texto. Levaram alguns dias para que descobrissem a função de um jornal, o porquê dos cadernos e a quem eram destinados.

Através dessas aulas, trabalhamos a oralidade e a escrita, os conhecimentos da atualidade e as curiosidades, mostrando a cada aluno que um jornal não deve conter somente um tipo de notícia. A educação dentro da Escola Integrada tem alcançado uma boa parte dos alunos das escolas municipais.

Montar um jornal dentro da integrada além de divulgar para o restante da escola os acontecimentos da rotina integrada, aumentou a autoestima dos alunos, que muitas vezes são discriminados pelos outros que não ficam na integrada. Sentiram-se importantes e valorizados ao colocar em prática uma ideia tão legal.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato