Iniciativa
Coordenação Pedagógica
BRINQUEDOS PREFERIDOS DA TURMA BEIJINHO | voltar
  • Brinquedos preferidos da turma beijinho
projeto
Brinquedos preferidos da turma beijinho
RESUMO

Para iniciar esta pesquisa de opinião, conversei com meus alunos e tentei fazer com que o tema da pesquisa fosse ideia deles. Porém, devido a faixa etária dos mesmos, 4 e 5 anos, não consegui o meu objetivo. Constatei então que o tema teria que partir de mim. Pensei em algum tema que fosse do interesse dos estudantes. Escolhi brinquedos preferidos da turma.

Para iniciarmos o assunto, propus assistirmos o filme: Toy Story 1, por conter muitos brinquedos diferentes, e, entre eles, um que era o preferido do menino Andy – e isso era justamente o tema que eu havia proposto a meus alunos para fazermos a pesquisa de opinião. Assistimos ao filme e conversamos sobre o assunto do filme. Perguntei qual era o brinquedo preferido do menino.

Iniciei então meu trabalho perguntando se eles também tinham um brinquedo de que mais gostavam. Todos deram sua opinião. A partir da conversa fiz um cartaz com os brinquedos que eles haviam citado. Combinei com eles que iríamos escolher um dos brinquedos do cartaz para marcarmos como o que mais gostamos, mas que, para isso, teríamos que combinar uma cor para as meninas e uma para os meninos, para que depois de todos terem escolhido seu brinquedo preferido, pudéssemos saber qual era o brinquedo preferido das meninas e qual é dos meninos. Eles escolheram amarelo para meninos e vermelho para meninas.

Depois que combinamos, perguntei se seria importante sabermos quantos meninos e quantas meninas têm na sala e qual a idade de cada um. Todos concordaram e começamos então a fazer nossos cartazes. Foi muito interessante, pois, a partir de cada menino que ia marcando nos cartazes, os outros iam comentando: “Nossa! Outro amarelo!”; “Aqui só tem (aluno de) 4 anos”; “Ninguém marcou a corda”.

Após finalizarmos os cartazes, comecei a fazer uma análise com eles: qual brinquedo ganhou; o que tem mais na sala, menino ou menina; qual é a idade que predomina em nossa turma. Perguntei a eles, por que será que, apesar de terem citado a corda em nossa conversa, ninguém havia escolhido; os alunos falaram: “Ah professora, é porque quem escolheu a corda não veio hoje na aula”.

Eles gostaram bastante da atividade e à medida que as mães iam chegando para buscá-los, eles iam mostrando o que fizeram (a exposição dos cartazes foi do lado de fora da sala).

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Educação Infantil: Educação Infantil (+)
disciplina

 

mapa do site
contato