Iniciativa
Coordenação Pedagógica
O USO DO UNIFORME ESCOLAR | voltar
  • O uso do uniforme escolar
  • O uso do uniforme escolar
projeto
O uso do uniforme escolar
RESUMO

Esta pesquisa foi elaborada por alunos do 9º ano. Como a escola está em processo de mudança do uniforme, esse assunto tornou-se polêmico e houve grande interesse por parte dos alunos em fazer uma pesquisa de opinião sobre o tema: “O uso do uniforme”.

Na elaboração do questionário, percebi que o uniforme não é bem aceito pela maior parte dos adolescentes: muitos alegam que os uniformes os deixam com uma aparência feia. No decorrer do trabalho, muitas discussões sobre o uso do uniforme foram feitas com diversos interlocutores como, por exemplo, se seria obrigatório e os motivos que levam a escola a exigir esse uso.

Algumas justificativas foram dadas pela direção da escola. Entre elas: o uso do uniforme proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais; evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”; além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo.

Quanto à segurança, podemos facilmente identificar quem realmente estuda no colégio, evitando problemas com a entrada e saída dos estudantes, e também em passeios escolares, tornando muito mais raro a perda de algum aluno e a separação do grupo.

Conhecendo esses motivos, os alunos demonstraram mais afinidade em relação ao uso do uniforme, porém, com a ressalva de que uma opção que poderia ser a solução para toda essa discórdia entre o uso do uniforme seria de que as escolas pedissem a opinião dos estudantes para as próximas coleções, já que o que mais os incomoda é o fato de os uniformes não serem bonitos.

Satisfeitos com os debates, partiram para a entrevista, já com o propósito de que, quando obtivessem o resultado, entrariam em ação para incentivar os estudantes a fazerem o uso do uniforme devido aos benefícios que ele traz tanto para a escola quanto para o aluno.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Questionário Renata

 

mapa do site
contato