Iniciativa
Coordenação Pedagógica
O USO DO BONÉ DENTRO DA ESCOLA | voltar
  • O uso do boné dentro da escola
projeto
O uso do boné dentro da escola
RESUMO

Os alunos da Escola Municipal São Rafael (EMSR) são crianças e adolescentes de periferia, e sempre tiveram o boné como um referencial de sua identidade. Quando a escola elaborou o regimento escolar, iniciou-se a proibição do uso do boné dentro das suas dependências, e então criou-se uma polêmica: os alunos se recusaram a deixar de usá-lo. Alguns se transferiram para outras escolas e até mesmo um funcionário pediu demissão dizendo que preferia ser demitido a ter que deixar de usar o boné.

A pesquisa permitiu que os alunos expusessem a sua opinião, e, apesar da polêmica, os resultados indicaram que a maioria revelou achar que não se deve usar o boné na escola, pois, segundo eles, o seu uso é prejudicial ao desempenho escolar devido a posição de uso do boné em relação aos olhos, tirando a visibilidade do aluno e a do professor. O boné também é um instrumento que o aluno usa para bater ou incomodar o colega e também para esconder objetos furtados, resultando sempre em conflitos.

Discutindo os resultados da pesquisa, os alunos avaliaram então que, para evitar maiores problemas no cotidiano, era melhor pararem de usar o boné dentro da escola, mas permanecer utilizando o mesmo do lado de fora da instituição.

Veja anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Questionário Valéria LASEB

 

mapa do site
contato