Iniciativa
Coordenação Pedagógica
POLÍTICA E CORRUPÇÃO | voltar
  • Política e corrupção
projeto
Política e corrupção
RESUMO

Política e Corrupção

Objetivos: O objetivo foi descobrir se as pessoas sabem o que é a ficha limpa e se a utilizam como critério na escolha de seus candidatos.

Contextualização: Este ano foi ano de eleições e, sem dúvida, a escolha do tema tem relação direta com esse contexto político.

Análise: O tema proposto foi bem sucedido e mostrou que as pessoas, mesmo sabendo da ficha limpa, ainda não a utilizam como critério para selecionar seus candidatos. As repostas são politicamente corretas e mostram uma descrença no sistema político.

Muitos buscam e querem o surgimento de um “herói”, mas não são participativos o bastante para selecionar esse político diferente.

Avaliação: O projeto foi positivo e enriqueceu os conhecimentos dos jovens dentro de um tema de relevância no contexto cotidiano desse ano. Percebemos o engajamento deles e isso vem a demonstrar que política ainda desperta interesse entre alguns grupos.

Descobertas: Muitas vezes o nosso plano mediador não é aceito pelos alunos. Eles têm muita dificuldade em se desapegar de ideias iniciais e, por mais que você discuta, eles se mostram refratários e herméticos. Para o próximo ano se faz mister começar antes das etapas de apresentação (ordem de palestras) para obter um maior rendimento na produção do projeto.

Talvez possamos estimular mais participantes com mais temas. O trabalho em grupo foi importante para demonstrar que a união dos interesses, da várias visões sobre o tema e a divisão de tarefas faz o trabalho progredir rápido. A experiência de vivenciar o NEPSO é válida para aproximação, entrosamento e como vetor de polarização entre todos os envolvidos, além de servir como nutrição para que não caiamos na mesmice que emburrece e nos faz involuir enquanto pessoas e profissionais.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO São Paulo
ano
2012 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
autores
Ensino Médio: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato