Iniciativa
Coordenação Pedagógica
DROGAS E POLÍTICAS PÚBLICAS | voltar
  • Drogas e políticas públicas
  • Drogas e políticas públicas
projeto
Drogas e políticas públicas
RESUMO

O trabalho foi realizado, entre os meses de junho e dezembro/2013, envolvendo alunos das escolas do distrito de Salobro, além de pessoas da comunidade do referido distrito e de Pesqueira. O objetivo geral da pesquisa era verificar a existência e intensidade de drogas na comunidade.

Como resultados, encontramos que: a concepção do que é droga é muito diversificada; tanto os estudantes, quanto as pessoas da comunidade afirmam a existência de drogas na mesma; as drogas mais presentes são o álcool, a maconha, tabaco, crack e cocaína com destaque para o álcool. Consideramos interessante, a confirmação do que encontramos na literatura, mostrando o álcool como a droga mais consumida no mundo, e apontando a América Latina com cerca de 16% dos anos de vida útil, perdidos neste continente, relacionados ao uso indevido do álcool (dados 2004) e apontando um índice quatro vezes maior que a média mundial.

Quando olhamos para o processo do trabalho realizado observamos que ocorreu entre dificuldades e conquistas, como o conflito entre as turmas para decidir o tema, que foi resolvido através de eleição; a inibição inicial dos estudantes para realizarem as entrevistas, vencida gradativamente; a interação dos professores, trabalhando de forma multidiscipinar; o entusiasmo dos estudantes em realizar o trabalho desde a entrevista até a tabulação e a superação de seus medos e limitações, levando-os a apresentarem peça teatral, como também falar para um público.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Pernambuco
ano
2013 (+)
tema
Drogas (+), Opinião (+)
escola
professor
autores
Ensino Médio: (+) , (+) , (+)
disciplina

 

mapa do site
contato