Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ÁRVORES | voltar
  • Árvores
projeto
Árvores
RESUMO

A pesquisa surgiu do interesse dos alunos sobre os diferentes tipos de árvores, mais precisamente os diferentes tipos das folhas das árvores. Como achei essa temática bastante complicada para um pesquisa de opinião, decidi trabalhar primeiro com as curiosidades dos alunos para depois discutir com eles como poderíamos tranformar o tema em uma pesquisa de opinião.

Fizemos então vários trabalhos: exploramos as árvores presente na escola; fizemos pesquisa para conhecermos os diferentes tipos de árvores; estudamos e pesquisamos os diferentes tipos de folhas; estudamos sobre o papel de cada parte da árvore; elaboramos textos e cartazes. Depois de toda essa exploração, a turma decidiu que o melhor era fazer uma pesquisa que contemplasse a opinião das pessoas sobre as árvores.

Para isso, elaboramos um questionário com algumas perguntas sobre a temática. Entrevistamos alguns alunos e alunas da escola, totalizando 60 entrevistados. Depois das entrevistas fizemos a tabulação e também elaboramos os gráficos. Em todas as atividades houve participação máxima dos alunos.

Foi muito bom vivenciar com meus alunos todas as etapas do NEPSO. Com certeza este trabalho ainda renderá bons frutos.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2013 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentação / Folder
Questionário da Turma

 

mapa do site
contato