Iniciativa
Coordenação Pedagógica
TORCEDORES DO ANNE FRANK | voltar
  • Torcedores do Anne Frank
  • Torcedores do Anne Frank
  • Torcedores do Anne Frank
projeto
Torcedores do Anne Frank
RESUMO

Demoramos pra iniciar o processo de pesquisa porque os estudantes tiveram dificuldades para definir o tema. Entre as poucas sugestões, nós professoras apontamos futebol, já que era um assunto de interesse geral e estava em alta (Copa das Confederações, Campeonato Mineiro...). O objetivo passou a ser: descobrir qual a torcida maior dentro do turno da tarde da Escola Municipal Anne Frank (EMAF).

Na etapa de qualificação do tema, fomos visitar o Museu Brasileiro do Futebol, e assistir um treino do time América, além de ir conhecer as novas instalações do Mineirão. Vimos os filmes Pelé e Gol. Trabalhamos com livros de literatura: “Uma história de Futebol”. Construímos um painel para retratar uma torcida a partir da silhueta dos estudantes fazendo gestos próprios dos torcedores.

Foi um trabalho simples que conseguiu envolver os alunos nas produções e atividades do tema. Compreenderam que a pesquisa foi um processo de quase um ano inteiro com etapas a serem cumpridas até sua conclusão. Os estudantes só não quiseram fazer a apresentação final da UFMG.

Está tudo pronto para a divulgação dos resultados da pesquisa na escola, que ocorrerá na próxima semana. Vai ser importante esse momento onde os estudantes envolvidos irão recordar todo o processo da pesquisa até a conclusão do trabalho.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2013 (+)
tema
Esportes (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+) , (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentação / Folder
Questionário da Turma

 

mapa do site
contato