Quando os alunos ficaram sabendo que fariam uma pesquisa de opinião, o entusiasmo foi geral, porém, foi grande a nossa dificuldade na escolha de uma tema, uma vez que todos os temas eram interessantes para a turma. A princípio eu achei que o tema escolhido seria "a presença policial na escola", já que os alunos viviam esboçando opiniões diferentes sobre este fato. Mas passado alguns dias, os alunos abandonaram esse tema, e começaram a se dedicar as temáticas de "afetividade e sexualidade".
Desde o o começo eu acreditei da pesquisa, pois penso que ela abre várias possibilidades, como por exemplo, a possibilidade de sair do lugar de sempre, aguçar a escrita, e quem sabe, apontar caminhos para a turma e também para a escola.
Passado mais alguns dias, a turma se decidiu pela temática da afetividade e sexualidade, daí então, partimos para a elaboração do questionário. Foram entrevistadas 50 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da escola. Imaginos que a turma tenha se decidido por este tema, porque desde o início do ano letivo, a escola tem se dedicado a trabalhar com esta temática.