Iniciativa
Coordenação Pedagógica
DOENÇAS RARAS NA JUVENTUDE | voltar
  • Doenças raras na juventude
  • Doenças raras na juventude
projeto
Doenças raras na juventude
RESUMO

Resumo do projeto:

1 - A escolha do tema, foi feita à partir do tema gerador do PPP da nossa escola, SAÚDE, pois o projeto está atrelado ao TCA (Trabalho Colaborativo Autoral exigido pela SME em 2014).

Cada turma se reuniu em aula para dentro do tema gerador, escolher o seu tema.

9ºD: No início da discussão, um aluno contou a sua história de vida e o quanto era importante que os jovens, pais e afins, soubessem da sua doença Artrite Juvenil, que não tem cura, porém controlada dá ao portador melhores condições de vida. Imediatamente a turma aceitou a proposta e resolveu acrescentar mais duas doenças: a depressão, onde uma aluna também deu o seu depoimento com relação à auto mutilação, e leucemia.

2 - Qualificação do tema:

Tudo ocorreu nos horários de encontro do projeto (no contraturno escolar) os alunos fizeram várias buscas na internet e em vários sites para se apropriarem melhor de informações sobre seus temas.

Cada turma elaborou um informativo sobre seus temas, para serem lidos e discutidos em sala de aula com a questão: “O que queremos saber com a pesquisa” e quais hipóteses.

A elaboração do questionário foi bem longa, pois destacavam-se vários interesses, dúvidas, metas, porém, com muita discussão e aplicação dos métodos do curso, chegamos finalmente a um consenso.

3 - Trabalho de campo

Com o questionário pronto, cada turma respondeu seu próprio questionário em período de aula, para verificação das questões, dúvidas e correções.

Aprovado então, foram reproduzidos e aplicados em todas as turmas do ciclo II (7º, 8º e 9º anos), e no evento aberto da escola “Dia da família”, no total foram entrevistados em média 300 alunos e 50 visitantes do evento, em cada questionário.

4 - Tabulação

Para todos foi uma novidade! Por incrível que pareça o interesse da maioria foi excelente, pois cada grupo recebeu uma planilha de tabulação elaborada pelas prof. Selma Thais, e os professores de matemática, liberavam algumas aulas para que todos os alunos, separados por equipes, tabulassem uma determinada questão.

Foi um processo bem longo, porém altamente válido, pois todos participaram.

5 - Elaboração dos gráficos

Com a tabulação em mãos, fizemos uma breve revisada no programa Excel no laboratório de informática, e cada dupla se responsabilizou em produzir os gráficos.

Com os gráficos prontos e reproduzidos, inicialmente, cada turma fez a leitura em sala de aula, dirigida pelo professor orientador e avaliaram as questões: “O que queremos saber com a pesquisa”, quais  hipóteses e que informações foram encontradas.

Após consenso, fizemos uma devolutiva aos alunos das outras turmas entrevistadas no período de aula.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO São Paulo
ano
2014 (+)
tema
Saúde (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato