Iniciativa
Coordenação Pedagógica
AS FACES DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA | voltar
  • As faces da grade curricular do curso de pedagogia
  • As faces da grade curricular do curso de pedagogia
projeto
As faces da grade curricular do curso de pedagogia
RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido pelos alunos de Fundamentos Metodológicos do Ensino da Matemática I, do curso de pedagogia, orientados pela professora Teresinha Fumi Kawasaki.

A proposta foi realizar um trabalho referente a análise de dados, e o tema selecionado para a realização da pesquisa foi a aceitação dos alunos de licenciatura em pedagogia da FAE/UFMG em relação as matérias obrigatórias e suas opções pessoais de carreira.

O objetivo foi identificar, entre os alunos de Licenciatura em Pedagogia da Fae/UFMG, qual a porcentagem de alunos optam entre as cinco áreas de atuação do pedagogo disponíveis na faculdade; ciências aplicadas á educação,  administração de sistemas e instituições de ensino, docência na educação básica, EJA e educação social.

Entre estes, identificar também quais matérias são consideradas mais ou menos relevantes para a formação profissional dos alunos de acordo com sua opção de carreira.

Foi realizada pesquisa quantitativa. Para isso, utilizou-se entrevista estruturada com questionário auto- aplicável. Foram entrevistados 119 alunos, entre o 2º e o 9º período, nos períodos manhã e noite. Após a análise dos dados, foram produzidos gráficos com o intuito de facilitar a leitura do público-alvo.

Observou-se que entre os alunos entrevistados do curso de pedagogia (119), a maioria opta por administração de sistemas e instituições de ensino (30,2%) seguido por docência na educação básica ( 22,6%), educação social ( 21,8%), ciências aplicadas á educação (21,0%) e EJA (5,0%).

Entre os optantes por administração de sistemas e instituições de ensino, a matéria Política e Administração de Sistemas Educacionais, ministrada no 2º período, foi eleita a matéria mais relevante, com 29 votos em 35, seguida por Teorias de Currículo ministrada no 4º período com 25 votos e Psicologia da Educação I e II, ministradas no 2º e 3º período, respectivamente, com 23 votos.

Entre as menos prediletas, Antropologia da Educação, ministrada no 3º período, foi eleita a menos relevante, com 14 votos, seguida por Arte no Ensino fundamental  ministrada no 2º período com 13 votos, e em terceiro lugar Metodologia do Ensino de Matemática, ministrada no 3º período, com 12 votos.

Entre os alunos que atuarão na docência na educação básica, a disciplina eleita como mais relevante foi Alfabetização e Letramento I e II, ministrada no 1º e 2º períodos, votada por 25 entre os 27 participantes. Em segundo lugar ficou Estudos sobre a infância, do 4º período, com 20 votos e em terceiro lugar, com 17 votos, ficou Fundamentos da Educação Inclusiva do 5º período.

As mais votadas como menos relevante foram Antropologia da educação ( 3º período) e Filosofia da Educação I e II ( 1º e 2º períodos) com 7 votos, seguido por política educacional (1º período) com 5 votos.

No gráfico de Ciências Aplicadas á educação, é possível perceber que a disciplina eleita como mais relevante foi história da Educação I e II, ministradas no 1º e 2º períodos, respectivamente, com 18 votos entre 25 alunos. Em seguida ficou Antropologia da Educação do 3º período, com 13 votos.

Como menos relevantes, Arte no Ensino Fundamental (2º período) e Fundamentos de geografia (5º período) ficaram com 11 votos, enquanto Ensino da Matemática (3º e 4º períodos) e Ensino de Português(5º Período) ficaram ambos com 10 votos.

De acordo com os alunos 26 alunos optantes por Educação Social, a matéria mais relevante é Psicologia da Educação, ministradas no 2º e 3º períodos, que ficaram com 17 votos. Com 16 votos, a segunda colocada foi Escola e Diversidade, do 4ºperíodo, com 16 votos, Sociologia da Educação I e II, aplicadas no 1º e 2º períodos e Processos educativos nas Ações Coletivas do 4º período, ambas com 16 votos em segundo lugar.

Eleitas como menos relevante ficaram o Ensino de Geografica (5º período) com 17 votos e Ensino da Matemática I e II (3º e 4º períodos) com 8

Com apenas 6 votantes, os alunos que optaram por EJA elegeram, com quatro votos cada, Alfabetização e letramento I e II( 1º e 2º períodos), Processos Educativos nas Ações Coletivas (4º período) e Psicologia da Educação I e II ( 2º e 3º períodos) como as matérias mais relevantes, e Arte no Ensino Fundamental (2º período), Filosofia da Educação I e II (1º e 2º períodos) e Sociologia da Educação ( 1º e 2º períodos) como menos relevantes.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2014 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Superior: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato