Iniciativa
Coordenação Pedagógica
QUAL A OPINIÃO SOBRE RACISMO EM CATUNI DA ESTRADA? | voltar
  • Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
  • Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
  • Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
  • Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
  • Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
  • Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
projeto
Qual a opinião sobre racismo em Catuni da Estrada?
RESUMO

Nossa Escola pesquisa Sua Opinião – NEPSO

Escola Municipal Castelo Branco

Tema: Racismo

Pergunta Guia: Há racismo em Catuni da Estrada?

Público Entrevistado: População de Catuni da Estrada

Número de Entrevistados: 50

Pesquisadores: Alunos do 4º ano da Escola Municipal Castelo Branco

Professora: Íris Alves da Silva

Resumo da Pesquisa:

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 50 participantes, com faixa etária entre 13 anos e acima de 42 anos, da Comunidade de Catuni da Estrada, Jaguarari – BA, entre os participantes, 18 são do sexo masculino e 32 são do sexo feminino.

Quando perguntado como melhor definiriam racismo, 42 apontaram que seria um ato de discriminação pela cor, 4 que seria uma forma de elogiar/brincar com alguém 1 que seria o ato de julgar o outro pelos bens que possuem e por fim 3 não sabiam/ não respondeu.

Em relação a já ter sofrido discriminação racial 15 responderam que sim, 34 que não e não sabia/não respondeu.  Quanto a já ter visto alguém sofrendo racismo 37 disseram que sim e 13 não, dos 37 que disseram ter visto alguém sofrendo racismo informaram a atitude tomada onde, 13 retiraram-se do ambiente, 14 denunciaram o racista, 3 agrediram o racista, 1 não se importou e 5 discutiram com o racista e 1 não soube dizer/responder.

Quando indagados se já estiveram entre racista 37 afirmaram que sim, 11 que não e 2 não sabiam/não responderam. Ao serem questionados se existia racismo na comunidade, 44 afirmaram que sim e 6 que não. Quanto a já terem praticado ato racista 4 informaram que sim, pois, já haviam utilizado xingamentos, 37 afirmaram que não e 9 não sabem/não responderam.

Quanto a se já ouviram alguém dizer expressões tais como: "macaco", "só poderia ser preto mesmo", "neguinho" ou outras parecidas, 43 afirmaram que sim, 4 que não e 3 não sabem/não responderam. Indagados se a questão racial deveria ser tratada como crime, 4 informaram que não, pois era irrelevante, 1 informou que não pois vivemos em uma democracia de direitos de liberdade e expressão, 42 disseram que sim, é um crime contra os direitos humanos e 3 não sabem/não responderam.

Questionados sobre qual o principal motivo pelo qual o racismo ser um crime, 39 disseram que ferem a dignidade humana, 6 que era pelo fato de ser proibido por lei, 2 não achavam que fosse um crime e 3 não sabem/não responderam.

E por fim em relação a maneira que viabilizaria a diminuição da discriminação racial, 26 relataram que deveria começar a partir da pessoa agir contra atitudes racistas, 18 acreditam que estudando mais sobre a temática e 6 não sabem/não responderam.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Senhor do Bonfim / BA
ano
2014 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentação / Folder
questionário
Gráficos

 

mapa do site
contato