Motivadas pela recente implantação do BRT em Belo Horizonte, associada aos preparativos para a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, as alunas da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática II do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, sob a coordenação da professora Maria da Conceição Fonseca, realizaram uma pesquisa de opinião com a temática: A comunidade da FaE e o BRT.
Nessa pesquisa, buscou-se verificar como a comunidade da FaE/UFMG avaliava o novo sistema de transporte público que estava sendo implantado na cidade, se as pessoas conheciam o projeto e se seriam usuárias desse sistema. As perguntas também pretendiam auxiliar no desenho do perfil de uso dos diversos tipos de transporte urbano pela comunidade – estudantes, professores, funcionários e trabalhadores terceirizados – da Faculdade, que atende estudantes do curso de Pedagogia e das demais licenciaturas da UFMG, além de pós-graduandos de dois programas stricto sensu e 11 lato sensu.
Assim, o questionário, composto por 7 perguntas, contemplou questões sobre a opinião das pessoas sobre a aposta no BRT como solução para os problemas do transporte urbano e para a melhoria do trânsito na cidade, bem como sobre os hábitos de utilização de transporte para o deslocamento até o campus da UFMG e o tempo gasto nesse trajeto.
A amostra foi constituída por 150 entrevistados, distribuídos de maneira proporcional à participação de cada um dos segmentos na composição da comunidade da Faculdade de Educação.
A pesquisa, realizada em meados do mês de março, mostrou que a comunidade da FAE ainda via com muito desconfiança os possíveis efeitos da implantação do BRT para os usuários e para o trânsito da cidade. A maioria dos respondentes, porém, ainda não tinha utilizado esse serviço, e muitos até nem tinham visto os carros em funcionamento, por não utilizarem com frequência as vias em que o sistema já tinha sido implantado.