Iniciativa
Coordenação Pedagógica
PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA FAE - UFMG | voltar
  • Pesquisa de opinião sobre o curso de pedagogia da FAE - UFMG
  • Pesquisa de opinião sobre o curso de pedagogia da FAE - UFMG
projeto
Pesquisa de opinião sobre o curso de pedagogia da FAE - UFMG
RESUMO

As alunas da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática II do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, sob a coordenação da professora Maria da Conceição Fonseca realizaram uma pesquisa de opinião com a temática: Estudantes de Pedagogia e suas perspectivas profissionais.

Nessa pesquisa buscou-se verificar quais são as perspectivas dos estudantes do curso de Pedagogia em sua vida acadêmica e profissional.

O questionário, aplicado a 180 estudantes do Curso Diurno de Pedagogia da UFMG com entrada no curso entre 2009 e 2013, teve 8 perguntas e contemplou questões sobre as perspectivas de atuação profissional após a formatura em Pedagogia que o entrevistado tinha quando escolheu o curso e as que tem hoje, nesse momento de sua trajetória acadêmica. Também solicitava do entrevistado uma avaliação do curso, tomando por base as experiências que ele já viveu nesse curso e o conhecimento que tem das atividades que ainda desenvolverá nele.

As respostas dos entrevistados foram extratificadas por ano de entrada – 2009 e 2010, 2011, 2012 e 2013 – para que se pudesse confrontar as opiniões dos estudantes conforme a etapa do curso em que se encontram. Há resultados, porém, que não apontaram diferenças relacionadas ao ano de entrada. Por exemplo, para a maioria dos entrevistados (quase todos do sexo feminino!) a principal pretensão profissional ao entrar no curso era atuar na docência da educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

E, ao longo do curso, essa ainda é a opção de atuação profissional mais mencionada pelas futuras pedagogas. Além disso, a avaliação de que o Curso de Pedagogia da UFMG oferece uma boa formação quanto ao embasamento teórico, mas frágil em relação à pratica é compartilhada pela maior porção dos entrevistados, embora essa avaliação sofra influência do tempo de permanência no curso.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2014 (+)
tema
Opinião (+)
escola
professor
autores
Ensino Superior: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentação / Folder
Questionário

 

mapa do site
contato