Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ÁGUA MAIS QUE ESPECIAL | voltar
  • Água mais que especial
  • Água mais que especial
projeto
Água mais que especial
RESUMO
A princípio esse não era o tema que tínhamos em mente para trabalharmos com os alunos, pensávamos em algo mais voltado para o cerrado, só que fomos surpreendidos com a preocupação que eles tinham em relação à falta de água em São Paulo. Achávamos que tal preocupação seria apenas da comunidade paulista e que alunos especiais não seriam capazes de assimilar essa problemática. A ideia foi lançada quando uma das alunas com o diagnóstico de DI (deficiente intelectual) fez a pergunta: “Nós também vamos ficar sem tomar banho?” Então perguntamos: “Vocês sabem por que a água em São Paulo acabou?” e varias foram as hipóteses: “Porque beberam demais”, “Porque esqueceu a torneira aberta”, “Porque a água quis ir embora”, e essa que foi ótima: “Porque eu to com fome e quero almoçar”...
 
Então entendemos que o projeto não poderia ser outro, tínhamos que aprofundar no assunto “Água” e com isso plantamos a semente da preservação, do consumo consciente, do cuidado que devemos ter com os rios, nascente e a destinação correta do lixo. Nossa... O tema estava muito amplo, tínhamos que torná-lo o mais simples possível para que pudéssemos alcançar o nosso aluno especial. A ajuda veio na consultoria com nossas orientadoras. Antes de tudo temos que conhecer o processo pela qual a água passa: “Vocês sabem de onde vem a água que bebemos?” Essa é a problemática.
 
Para matar a sede, cozinhar, higienizar-se, basta abrirmos a torneira e lá está ela “A Água”.
 
Em tempos passados, nossos avos necessitavam ir à busca de água. Tinham que cavar poços, caminhar até os rios e lagos. Hoje o homem vive de maneira despreocupada, sem querer saber de como a água chega até sua casa, acreditando que basta apenas abrir uma torneira que a água brotará dela, não imaginam o longo trajeto que ela faz nem os riscos que essa água corre de ser contaminada em seu percurso, ou mesmo de não mais chegar até o seu destino, que são as torneiras das casas.
 
 O projeto tem como finalidade informar a comunidade Escolar e a Comunidade Adjacente, todo o ciclo da água, antes de chegar a nossa casa e com isso, provocar uma mudança de atitude em relação ao consumo e ao desperdício de água nas residências.
 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2014 (+)
tema
escola
professor
autores
Educação Especial: 1º Segmento do Ensino Fundamental (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato