Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ANIMAIS SILVESTRES EM EXTINÇÃO DO CERRADO | voltar
  • Animais silvestres em extinção do cerrado
projeto
Animais silvestres em extinção do cerrado
RESUMO
Os aluno do 5º ano B descobriram com a pesquisa ‘Animais Silvestres em extinção do Cerrado’, o valor de cada animal para a fauna e flora do cerrado. Descobriram que o lobo guará cultiva a lobeira, que a maioria da população escolar não sabia. Assim como era desconhecido pela maioria dos entrevistados, a quantidade de animais que morrem por causa do tráfico de animais.
 
No dia 22 de agosto de 2014, a turma do 5º ano B, recebeu o convite da coordenadora do projetos da CRE- Guará, professora Marise de Carvalho, para a execução de um Projeto do Reeditor Ambiental XI. A turma recebeu a notícia com muita alegria. Foi agendado então, pela professora Marise, uma trilha ecológica no Parque de Águas Claras-DF. Mais uma vez a turma vibra com o convite para o passeio. Agora era só enviar as autorizações aos pais para serem assinadas. Ápos esse passeio a turma definiria o tema.
 
Dia 26 de agosto: Começamos nossa primeira aula com nosso tão esperado passeio ao IBRAM. Recebemos várias orientações dos instrutores de como fazermos a trilha. Tudo ou quase todos os detalhes foram anotados pelos alunos. Aprendemos nomes de de espécies que viviam no parque. Os monitores fizeram uma dinâmica interessante com os alunos sobre o meio ambiente que se divide em duas casas: a nossa casa- que é o nosso corpo e a outra casa que é o ambiente em que vivemos. Aula muito prazerosa e de fácil compreensão. Assistimos filmes, reportagens e slides sobre o tráfico de animais, desmatamento e queimadas que acontecem todos os dias, destruindo nossa flora e fauna. Nos sentimos tocados com os depoimentos. A trilha foium sucesso e ficamos de agendar o retorno.
 
Dia 05 de setembro: A turma foi disposta em círculo, e cada criança teve a oportunidade de falar sobre um tema que gostaria de estudar. Foram várias sugestões. Como já tinha conversado com a coordenadora do projeto sobre alguns temas para facilitar a escolha, incentivei-os a refletirem sobre os seguintes temas: Energia Solar, Água, animais em extinção e lixo. Os alunos quase que unanimente escolheram o tema animais. Percebi que o passeio ao IBRAM ficou marcado na mente das crianças. Era impressionante como os comentários se repercutiram em sala de aula. A curiosidade deles estava aguçada. A votação aconteceu da seguinte forma: 19 votos para animais em extinção e 07 para o tema água. Escolhido o tema, era a vez de escolhermos um título. Cada aluno desenhou e escreveu o nome do título. As frases corretas foram colocadas em votação. E o título escolhido foi " Animais Silvestres em Extinção do Cerrado". Percebi que os alunos estavam entusiasmado em aprender sobre animais. Não foi difícil para eles relacionar o que queriam aprender sobre as espécies escolhidas. Como tarefa de cada os alunos ficaram de trazer para a próxima aula, a relação de animais extintos do cerrado, pesquisados na internet.
 
No dia 12 de setembro: os alunos que trouxeram as relações, leram em voz alta os nomes dos animais do cerrado. Listamos no quadro. Separamos os animais em grupos. Mamíferos, aves, répteis, onívoros, vivíparos, vertebrados e invertebrados. A turma realizou essa atividade com muito entusiasmo. Utilizamos os dicionários dos bichos e algumas enciclopédias separadas na Biblioteca Manuel Bandeira, para essa atividade. Em seguida formamos os grupos de pesquisa. Cada 4 alunos pesquisariam 3 animais ou mais, para apresentação. Todos tiveram um prazo de 2 semanas para as pesquisas e preencher as fichas dos animais. Depois dessa atividade os alunos já estavam prontos para expressarem com precisão o que gostariam de saber sobre os animais extintos do cerrado. Cada um elaborou um pequeno texto com questionamentos que seriam tomados como ponto de partida para o planejamento das novas aulas.
 
Dia 19 de setembro: Com a ajuda dos apontamentos que foram feitos durante o passeio ao IBRAM, cada aluno elaborou seu relatório. A correção foi individual, focando os pontos básicos para a elaboração de um relatório e a estruturação: sinais de pontuação, parágrafos, margem, letra legível, etc... Os alunos foram alertados para a entrega das pequisas. As primeiras já seriam listas na próxima aula.
 
Dia 26 de setembro: Leitura das pequisas sobre animais. Aprendemos muito sobre o lobo-guará, o animail mais pesquisado pelos alunos. Também aprendemos sobre a anta, morceguinho do Cerrado, e Veado campeiro. As imagens dos animais foram afixados na parede. Fizemos a leitura do texto Biomas Brasileiros. Aprendemos o que é bioma, os diferentes biomas do Brasil e suas características, animais pertencentes a cada bioma estudado principalmente os animais pesquisados e que foram apresentados nesta aula. Em seguida os alunos fizeram a interpretação individual do texto lido. Exploração do texto: Após a leitura do texto, relataram quais regiões do Brasil são constituídas pelo bioma cerrado. Perceberam também as regiões brasileiras que fazem parte do bioma cerrado: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piuaí e Bahia. 
 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2014 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato