As crianças da Escola Classe 13 de Sobradinho II DF, por meio da metodologia do Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião – NEPSO investigaram o conhecimento da comunidade escolar a respeito da coleta seletiva.
As hipóteses das crianças pesquisadoras é que os professores e servidores têm atitudes diferenciadas com relação a separação do lixo na escola e em casa. Os mesmos sabem separar o lixo, mas não o fazem nem na escola nem em casa. Outra hipótese é que os pais e alunos sabem sebarar os resíduos.
No processo de qualificação do tema, os alunos pesquisaram sobre o tempo de decomposição dos objetos, discutiram os problemas causados pelo lixo e também as possíveis soluções para minimizar o problema. Fizeram trabalhos artísticos e recicláveis; saídas de campo na Estação Ecológica de Águas Emendadas e em Cooperativas de separação de resíduos sólidos.
Foram aplicados 80 questionários divididos entre diferentes seguimentos da comunidade escolar: Alunos dos 4º e 5º anos, professores e servidores e por fim, os pais.
A pesquisa constatou que os professores e servidores sabem separar o lixo, porém não realiza na escola por falta política e incentivo da própria escola. A maioria dos entrevistados informaram que sabem e que separam o lixo em apenas duas categorias: Os secos e os orgânicos. A pesquisa mostrou ainda que além de separar o lixo seco, a maioria dos pais utilizam alguns objetos como fonte de renda.
Com o desenvolvimento desse projeto de pesquisa, os alunos saíram com maior capacidade de argumentação sobre o tema.