Iniciativa
Coordenação Pedagógica
O COSTUME DE CASA VAI À PRAÇA? | voltar
RESUMO

As crianças da Escola Classe 13 de Sobradinho II DF, por meio da metodologia do Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião – NEPSO investigaram o conhecimento da comunidade escolar a respeito da coleta seletiva.

As hipóteses das crianças pesquisadoras é que os professores e servidores têm atitudes diferenciadas com relação a separação do lixo na escola e em casa. Os mesmos sabem separar o lixo, mas não o fazem nem na escola nem em casa. Outra hipótese é que os pais e alunos sabem sebarar os resíduos.

No processo de qualificação do tema, os alunos pesquisaram sobre o tempo de decomposição dos objetos, discutiram os problemas causados pelo lixo e também as possíveis soluções para minimizar o problema. Fizeram trabalhos artísticos e recicláveis; saídas de campo na Estação Ecológica de Águas Emendadas e em Cooperativas de separação de resíduos sólidos.

Foram aplicados 80 questionários divididos entre diferentes seguimentos da comunidade escolar: Alunos dos 4º e 5º anos, professores e servidores e por fim, os pais.

A pesquisa constatou que os professores e servidores sabem separar o lixo, porém não  realiza na escola por falta política e incentivo da própria escola. A maioria dos entrevistados informaram que sabem e que separam o lixo em apenas duas categorias: Os secos e os orgânicos. A pesquisa mostrou ainda que além de separar o lixo seco, a maioria dos pais utilizam alguns objetos como fonte de renda.

Com o desenvolvimento desse projeto de pesquisa, os alunos saíram com  maior capacidade de argumentação  sobre o tema.

 

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2015 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato