Iniciativa
Coordenao Pedaggica
ALERTA DAS QUEIMADAS- ADQ | voltar
DESTAQUE DA PESQUISA

A pesquisa ajudou os alunos a pensarem de forma crítica em questões da realidade local, se posicionando como agentes de transformação e pesquisadores qualificados.

"A pesquisa que nós fizemos leva a conclusão que as pessoas acham que o planeta nunca vai acabar" (Jhonny F. da Paixão, 14 anos).

RESUMO

Os alunos do 4º ano, turma I, da Escola Classe 02 do Arapoanga, reconhecera que a região onde moravam, e que se encontra em meio a vegetação do Cerrado, sofre constantemente com altos índices de queimadas durante a estação seca. Após definir as queimadas como tema de pesquisa, fez-se necessário delimitar o problema investigado, uma vez que esse tem é bastante amplo. No processo de qualificação, os pequenos investigadores se aprofundaram sobre o tema queimadas e os efeitos dessa sobre a saúde das pessoas, a fauna e a flora. Bastante intrigados, indagaram o porquê diante de tantos prejuízos e consequências graves, as pessoas não paravam de queimar. 

O público investigado foi uma amostra probabilística dos moradores do Arapoanga que residem próximo ao cerrado existente na região. No total 73 pessoas foram entrevistadas pelos alunos.

A pesquisa apresentou como resultado que o principal motivo que leva as pessoas a cometerem queimadas e incêndios é por vandalismo e em seguida somam-se os casos de queima de lixo e queimas em beira de estrada. 

Investigar a opinião das pessoas da comunidade local proporcionou grandes experiências e aprendizados concretos aos alunos e ao professor, que também se reinventou para aprender e ser ensinado, junto com seus educandos.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2015 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 4 (+)
disciplina

 

mapa do site
contato