Iniciativa
Coordenação Pedagógica
OBRIGATORIEDADE DO VOTO | voltar
RESUMO

O objetivo desta pesquisa era de saber o que as pessoas acham sobre a obrigatoriedade do voto (se concordam com este ou não, se acham que surte efeito e se acha que o perfil da pessoa entrevistada influencia no voto em que esta toma – como o perfil profissional e escolaridade do entrevistado).

Como público alvo teve os próprios estudantes da EJA e mais dois entrevistados de cada aluno da qual poderia ser aleatório.

 

A temática foi escolhida justo no contexto de “euforia” da política: eleição para prefeito e processo de impeachment da presidente. Este último fator foi crucial para a escolha do tema pelos alunos, visto que se até o presidente pode ser impedido de continuar a exercer sua função, então onde está o poder do voto nas urnas?

 

O diálogo entre os estudantes deu certo. Realizamos alguns encontros em conjunto com outros professores (em especial, que auxiliaram muito neste trabalho, foi de Ciência (Katherine) e Geografia (Matheus)), além da participação da Denise em algumas aulas. Com toda certeza, a participação da Aliene nas reuniões de equipe (e seu milagroso cronograma de atividades) foram cruciais para que mantivéssemos o foco na realização do projeto.

 

Uma coisa que não deu certo – por mais que tivéssemos o cronograma – foi a questão do tempo e da organização por parte dos professores e da escola em modo geral. Conciliar as datas do projeto (para finalização de alguma etapa) com as datas da instituição (as quais, em diversas vezes, eram ditas em última hora) atrapalhava na finalização do mesmo. Outro fator que foi prejudicial foi a falta de conversa entre alguns professores. A interdisciplinaridade foi algo extremamente importante para a elaboração do projeto, mas também foi um desafio para o bom andamento e finalização do mesmo – influenciando, inclusive, na falta de motivação com o projeto por parte dos alunos. 

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar

 

mapa do site
contato