Qual a opinião dos jovens sobre o namoro na adolescência? Foram entrevistados 80 adolescentes de duas escolas do Bairro Populares com idades entre 12 a 18 anos. A maior parte, 53% dos entrevistados, são do sexo masculino; 95% dos adolescentes estão com idade entre 12 a 15 anos e apenas 30% moram no próprio bairro que estudam.
“Pintou um clima” - esse é o motivo declarado por 30% dos entrevistados para iniciar cedo um namoro. Já 44% afirmam que namoram escondidos porque os pais não deixam namorar.
Receber carinho dá vergonha, é o que disseram 29% dos entrevistados. Namorar com pessoa mais velha já ocorreu com 51% dos entrevistados, sendo que 64% disseram que a idade desses parceiros mais velhos é de 15 a 18 anos.
Para 55% dos adolescentes, namoro na adolescência é problema, sendo que para 32% o maior problema é a adolescente ficar grávida. 65% falaram que têm medo de engravidar ou de engravidar uma adolescente e 32% dizem que o motivo para uma gravidez na adolescência é por não saber se prevenir. 81% responderam que os adolescentes, em geral, fazem sexo cada vez mais cedo e por influência das amizades.
Conversar sobre sexo com maior facilidade – é com amigos, responderam 50% dos entrevistados e quando perguntado se eles/elas usam preservativos nas relações sexuais, 49% responderam que não têm relações sexuais.
Entrevistados: 80 alunos das Escolas Municipais. Dr. José Gonçalves e Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.