Iniciativa
Coordenação Pedagógica
CLIPPING | voltar
Nepso cria novo polo no Peru e chega ao quinto país na América Latina
Autor: Gustavo Paiva, Ação Educativa - 29/05/2013

O polo Peru contará inicialmente com duas escolas: a Instituição Educativa Pública Villa Angélica, no distrito de San Martin de Porres, em Lima, e a Instituição Educativa Capitão Jose Abelardo Quiñones Gonzales, no distrito de Los Olivos, também na capital peruana. Ambas receberam parte da oficina realizada nos dois primeiros dias do encontro de formação. Já o terceiro dia foi realizado na Pontificia Universidad Católica do Peru, instituição responsável pela coordenação do polo, com a professora Elsa Bolaños Lezama à frente.

De acordo com Marilse Araujo, coordenadora geral do Nepso pela Ação Educativa, a realização da oficina nos diferentes espaços foi importante por permitir que todos conhecessem um pouco mais as escolas participantes e a universidade responsável pela coordenação.

“O interessante também é observar como os desafios que a escola pública enfrenta no Peru são os mesmos que enfrentamos no Brasil. Lá, assim como aqui, os professores estão buscando projetos de inovação pedagógica, para tornar as aulas mais dinâmicas e significativas para seus alunos. Espero que o Nepso possa proporcionar isso,” comenta.

A oficina foi coordenada por Marilse Araujo e Catalina Turbay, coordenadora do polo Colômbia, e contou com a participação dos 14 professores que integrarão a rede, da professora Elsa Bolaños Lezama, de uma equipe de estudantes de pedagogia da PUC Peru que dará suporte aos professores e de Maritza Morales e Karina Martinez, do Ibope local.

Com o início das atividades ainda em 2013, o polo já deverá realizar um seminário no final do ano. Segundo Marilse, a ideia é aproveitar a ocasião para fazer uma avaliação e estudar a possibilidade de expansão do polo para outras escolas e cidade.

Rede Nepso

Resultado da parceria entre a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro (braço de ação social do Ibope), o Nepso é um programa realizado com escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, em oito polos nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia; e em mais seispaíses: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Portugal. Em 2009, o programa foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

A metodologia do Nepso se baseia no princípio de que a pesquisa tem grande valor pedagógico, principalmente porque permite a elaboração de projetos interdisciplinares, envolvendo estudantes e docentes; além de criar oportunidades para a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno (leia mais sobre a proposta pedagógica e sobre metodologia no Nepso em www.nepso.net.

Mais informações clique aqui.
 
 

 

mapa do site
contato