Iniciativa
Coordenação Pedagógica
APRESENTAÇÃO
Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas de ensino regular fundamental e médio e em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É fruto da parceria entre o Instituto Paulo Montenegro – instituição sem fins lucrativos vinculada ao IBOPE – e a ONG Ação Educativa.

 
Metodologia

A metodologia propõe o desenvolvimento de projetos de pesquisa educativa de opinião propiciando aprendizagens significativas, que vêm ao encontro das orientações curriculares atuais para a educação básica. Promove experiências de prática escolar que concretizam os princípios da contextualização de conteúdos, integração de disciplinas, valorização da iniciativa e autonomia dos jovens, cidadania e participação, afirmados nessas orientações, criando possibilidades de inovação do trabalho pedagógico.

A pesquisa que ensina

A pesquisa de opinião é instrumento poderoso para os educadores que querem construir uma escola que produz conhecimentos sobre si mesma, sobre sua comunidade, sobre como interferir nos fenômenos educativos. Esse tipo de pesquisa envolve a diversidade de pontos de vista e a busca de explicações através de uma série de procedimentos de investigação, realizados através de trabalho coletivo, propondo atividades pedagógicas centradas nos professores e nos alunos, como sujeitos do processo educativo.

 
Polos e Núcleos multiplicadores

A eficácia da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico foi comprovada por projetos-piloto realizados em escolas públicas do Rio de Janeiro e São Paulo ao longo de 2000. Após essas primeiras e bem sucedidas experiências, o Instituto criou os polos e núcleos multiplicadores na América Latina e Europa, que orientam na formação e aperfeiçoamento dos educadores na metodologia do Nepso.

 
Os temas mais diversos, com os mesmos objetivos

Os temas podem variar, mas os objetivos do uso pedagógico da pesquisa são sempre os mesmos:

- Motivação, tornando o processo de ensino mais interessante para o aluno.
- Protagonismo, fazendo do aluno autor de seu próprio aprendizado.
- Contextualização, utilizando o universo do aluno para a construção do conhecimento.

Exemplos: Adolescentes pernambucanos escolheram como objeto de pesquisa o tema “gravidez na adolescência”; já uma escola situada entre duas favelas cariocas decidiu investigar o significado da palavra “esperança”; alunos da Zona Leste de São Paulo entrevistaram a comunidade sobre preconceito racial; no Rio Grande do Sul, estudantes quiseram saber dos moradores do bairro se as capas dos livros influenciavam o hábito de leitura.

Polo virtual na Internet

O site do Nepso é um importante instrumento para disseminar a metodologia Nepso e apoiar os professores, coordenadores, alunos e jovens internautas. Ele oferece informações sobre o programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião de forma contextualizada, reunindo textos, bancos de projetos, vídeos, notícias, gráficos, produtos, serviços, análises, opiniões, entrevistas, papers e links para assuntos correlatos.

Encontros Nepso

São realizados, anualmente, Os seminários locais são realizados em todos os polos. São eventos que e reúnem as escolas que realizaramdesenvolveram as pesquisas educativas de opinião para divulgação dos resultados das mesmas. Também, no espírito do programa, os seminários são mais uma oportunidade de formação para os participantes e de preparação para o Congresso internacional.

Realizado pela primeira vez em 2002, o Congresso IBOPE UNESCO é um encontro que reúne professores e alunos, representantes de todos os polos da rede. Também é dirigido a profissionais de educação, universidades, escolas públicas e privadas, organizações não governamentais, instituições governamentais ou interessadas no uso pedagógico da pesquisa. Seu objetivo é disseminar a metodologia do Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião e promover anualmente o intercâmbio de experiências.

 

 

mapa do site
contato