Iniciativa
Coordenação Pedagógica
CLIPPING | voltar
O que há no Centro da Terra?
Autor: Portal L´Attualitá  - 13/12/2013

O que as pessoas imaginam que existe no centro da Terra? Alunos pesquisam esta curiosidade junto à comunidade são-marquense. Professoras do Colégio Mutirão Assemarcos apresentaram resultados de suas pesquisas de opinião, realizadas na educação infantil e ensino fundamental Os alunos da Educação Infantil Nível 5 e do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Mutirão de São Marcos desenvolveram um projeto em conjunto ao longo do ano de 2013. Desde junho, as duas turmas se encontraram para realizar uma pesquisa de opinião, que faz parte do Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO), que incentiva a disseminação da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico no cotidiano escolar.

A professora Eveline Fisher, responsável pela turma de Educação Infantil aponta que, mesmo com duas faixas etárias distintas, a pesquisa mesclou momentos de trabalho coletivo entre as turmas, mas também individuais, onde cada uma pode aprofundar o assunto conforme suas necessidades. O projeto iniciou com a contação da história “A Curiosidade Premiada”, de Fernanda Lopes de Almeida, e com a música “Oito anos”, de Adriana Calcanhoto. “Em seguida, os alunos foram convidados a evocar suas próprias curiosidades e a fazer uma votação para definir qual seria o tema da pesquisa. O assunto mais votado foi o ‘Centro da Terra’, e a principal pergunta foi “O que há no Centro da Terra?”, descreve Monique Neckel Bueno, professora titular do 3º ano. Na sequência, os estudantes também formularam suas próprias hipóteses sobre o que acreditavam que há no centro do planeta Terra. Depois de alguns encontros, as turmas criaram um questionário, que continha 10 perguntas a respeito de suas dúvidas e hipóteses sobre o tema da pesquisa, entre elas:

- Você acredita que podemos chegar ao Centro da Terra?
- O que você acha que há no Centro da Terra?
- Como você acha que é a temperatura lá?
- Você acredita que foi Jesus quem criou o Centro da Terra?

Com as perguntas definidas, as crianças entrevistaram seus familiares e também as outras turmas da escola para descobrir a opinião das pessoas a respeito do assunto. No total, foram aplicados 50 questionários. Passada a fase de entrevistas, cada turma fez a tabulação de seus questionários e, após, os estudantes juntaram os resultados para poder ter uma visão geral das respostas.

Dois representantes de cada turma apresentaram o projeto de pesquisa no XIII Seminário Escola e Pesquisa: Um Encontro Possível, que ocorreu na Universidade de Caxias do Sul, nos dias 23 e 24 de agosto de 2013. No dia 18 de novembro, ocorreu a apresentação dos resultados da pesquisa para os pais e para os demais alunos da escola. “Os alunos relataram que a maioria dos resultados vieram ao encontro do que pensavam a respeito do centro da Terra, que não podemos chegar até lá, que é muito quente e que é composta principalmente por lava. Entretanto, algumas outras hipóteses foram refutadas, como a de que havia dinossauros, grama e animais no centro da Terra, assim como pensavam que Adão e Eva moravam lá, e a maioria dos entrevistados não acharam possível”, concluem as educadoras Monique e Eveline.

“Como professoras, acreditamos que a parceria entre as duas turmas na realização da mesma pesquisa converteu-se em uma oportunidade de interação, respeito à opinião dos colegas e aprendizagem coletiva. E apostamos na pesquisa como ferramenta educativa, porque através dela é possível desenvolver projetos que estimulem a curiosidade e a participação direta dos alunos no processo de construção do conhecimento. Dessa forma, a escola cumpre com o seu papel de proporcionar aos alunos oportunidades para que sejam autores de suas próprias descobertas, que sejam incentivados a buscar as respostas que precisam para suas dúvidas.”
Eveline Fisher e Monique Neckel Bueno, graduadas em Pedagogia pela UCS e professoras do Colégio Mutirão de São Marcos.

A prática dos esportes em São Marcos

A turma do 4º ano do Colégio Mutirão São Marcos-RS, juntamente com a professora de Educação Física Patrícia Marcon, inserido no Curso de Extensão NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), também realizou uma pesquisa de opinião e o tema escolhido pelos alunos da turma foi “A prática de esportes em São Marcos”.

A professora Patrícia aponta que ao longo da história da humanidade o esporte sempre esteve presente na vida das pessoas, oferecendo diversidade nas modalidades esportivas existentes. “O objetivo desta pesquisa procura constatar qual a prática de esporte em São Marcos, descobrindo os caminhos para essa verificação como se a prática de esportes é realizada por meio do lazer ou recomendação médica; conhecer os esportes que a cidade oferece e analisar os benefícios da prática dos esportes”, destaca a educadora. Para isso, Patrícia utilizou a metodologia da pesquisa de opinião e foi elaborado um questionário com perguntas fechadas, sendo aplicado em 200 pessoas deste município.

No processo de aplicação e análise do questionário, os estudantes do Mutirão constataram que o esporte mais praticado é o futebol, seguido do voleibol e que 97 dos entrevistados responderam sim à prática de esportes e que praticam por lazer; 151 dos entrevistados disseram que a cidade possui lugar adequado para a prática de esporte e que as pessoas não sabem a diferença entre a prática de um esporte e uma atividade física.
Desse modo, fica claro que as evidências sobre os benefícios do esporte são mais convincentes do que nunca e que pessoas de todas as idades podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar um esporte regularmente, além do aumento da longevidade. “Portanto se queremos ser saudáveis e felizes devemos investir na saúde e na prática de esportes desde cedo”, finaliza Patrícia Marcon. 

Mais informações clique aqui.
 
 

 

mapa do site
contato